Pular para o conteúdo principal

ESPESSARTITA FOI DESCOBERTA NO ERMO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE CARNAÚBA DOS DANTAS E FREI MARTINHO.

“ A Espessartita  foi descoberta por volta de 1800,em Sperssart na Bavaria, Alemanha e logo em seguida em um corpo pegmatítico em Rutherford,Amélia, na Virginia.Alguns anos depois, em1903 foi encontrada nas localidades de Littler Three  e Hércules   em Romona, San Diego, Califórnia .  No Brasil  Possivelmente a descoberta seguinte ocorreu no Brasil, em 1919, exatamente o achado “Pedra Bonita” do Mirador, localizado no Ermo entre os Municípios de  Carnaúba dos Dantas e Frei Martinho.” ( Trecho retirado do livro Trilhas da Mineração do Seridó- de Autoria do Geólogo José Aderaldo de Medeiros Ferreira).

Segundo dados do autor a Espessartita quando preciosa é uma gema de grande densidade (4,3), de relativa e alta dureza (7,25) tem índice de refraçãoalto,no limite máximo da escala de refratômetros (1, 810) e em função disto transmite uma excepcional brilhância, propriedade que dá, por exemplo,aos diamantes maior valor, além de estar relacionada entre as mais raras da natureza.


Evento dia do Garimpeiro em Frei Martinho em destaque a Espessartita. 
O  Pesquisador e Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho, lembra  que  no cartaz do V SEMINÁRIO PARAIBANO COMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO,  realizado no ano 2014  na cidade de Frei Martinho – PB. O cartaz do evento trouxe em destaque a Espessartita. “A imagem no cartaz encantou os presentes, que ficavam se perguntando:  Que mineral era aquele?, de onde tinha sido retirado?,quais suas origens? E  agora  estou compartilhando com os leitores do meu blog Setor Mineral em Foco, essas  informações, esse é o objetivo do mesmo, levar para a população informações referentes ao potencial mineral de nossa região.” Disse


Para mais detalhes sobre a Espessartita e sua história leia o livro TRILHAS DA MINERAÇÃO DO SERIDÓ –Disponível em: https://issuu.com/didavania/docs/trilhas_da_minera____o_no_serid___p

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…