ANTONIO DE PÁDUA SOBRINHO- PERFIL PROFISSIONAL

Antonio de Pádua Caetano de Lima Sobrinho

Formação acadêmica/titulação

Ø Técnico em Mineração. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.


Ø Graduando em Letras - Língua Portuguesa. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.

Formação Complementar


Ø Curso de Formação dos Professores do Ensino Médio. (Carga horária: 100h).
 
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Minicursos:

Ø Perfuração e desmonte de rochas com explosivos-

Ø Utilização da Bússola Geológica

Ø Oficina:fabricação de aquecedor solar com garrafa Pet. 

Ø Trab na adm de empresas Agro-silvo-pastoris. 

Ø Extensão universitária em Geodiversidade e turismo.  Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Ø Gestão básica de coop para o pequeno minerador

Ø 1º Socorros , Segurança e Saúde na Mineração

Ø Metodologia de Extra e Bene de rochas ornamentais.

Ø Blaster

Atuação Profissional

Vínculo institucional 2012 – 2012

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Técnico em mineração.

Dando apoio a pequena mineração e as cooperativas de Mineradores da Mesorregião do Seridó Paraibano, tais como: Selecionando áreas potencialmente mineralizadas para fixação de atividades extrativas por pequenos mineradores organizados em cooperativas, prospectando minerais de interesse econômico para atender as demandas mercadológicas, bem como estabelecendo atividades produtivas pelos cooperados das cooperativas de Picuí e Frei Martinho,COOPICUÍ E COOPERMINERAL, respectivamente, auxiliando os dirigentes de cooperativas em atividades relativas aos processos produtivos de tratamentos e comercializações, elaborando relatórios técnicos de interesse das cooperativas e das instituições parceiras do programa de apoio ao pequeno minerador, e mais especificamente, da equipe técnica da CDRM/PB


Ø Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, EEEPJL, Brasil.
Vínculo institucional- 2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor.

SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.SENAI – Departamento
Vínculo institucional- 2014 – 2015

Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do curso técnico em mineração em Várzea –PB


Companhia de desenvolvimento dos recursos minerais do estado da paraíba, CDRM, Brasil.
ALA Consultoria/serviços empresariais, ALA, Brasil.
2016 - Atual
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor
Projetos de pesquisa:
2013 – 2014

Mapeamento dos Sítios Arqueológicos da Região do Seridó Oriental Paraibano
Descrição: A região do Seridó Oriental Paraibano, polarizada pelo município de Picuí-PB, apresenta um patrimônio arqueológico com vários sítios arqueológicos conhecidos parcialmente pela comunidade, dos quais em sua maioria são representados pela tradição Itaquatiara (pedra gravada), incisões feitas na rocha, grafismos pouco elaborados e muitas vezes incompreendidos. O conhecimento desses locais levou um grupo de estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações a buscar ferramentas para divulgar essas locais. Nesse sentido, foi elaborado um projeto que tem como objetivo realizar o mapeamento e caracterização sociocultural e histórica dos sítios arqueológicos presentes nesta região... 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

2013 – Atual

Projeto garimpo bom mineração responsável
Descrição: O Projeto ?Garimpo Bom, mineração responsável?, tem por objetivo realizar um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração também as questões ambientais dos garimpos.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Outros Projetos
2014 – 2014.

Projeto:
CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO COMO FERRAMENTA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Descrição: Projeto apresentado para apreciação no Prêmio Mestres da Educação 2014 cujo desenvolvimento aconteceu junto aos alunos do 1º ano do curso de mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen de Santa Luzia. Normalmente um bem mineral não pode ser utilizado como é extraído, pois raramente ocorre no estado puro na natureza e em seus jazimentos. Portanto necessita-se, de ser submetidos a algum tipo de beneficiamento, visando seu aproveitamento industrial. A ampliação das necessidades de descrição do meio trouxe a relevância de existir ciências que trabalhem com beneficiamento, uma delas é a de tratamento de minérios. O tratamento consiste de operações aplicadas aos bens minerais visando modificar a granulometria, a concentração relativa dos tipos de minerais presentes ou a forma, sem, contudo modificar a identidade química ou física dos minerais. O projeto propôs os alunos construírem uma maquete, para entenderem melhor e de forma prática o conteúdo programático aplicado em sala de aula referente a disciplina de serviços e equipamentos, onde eles pudessem explicar quais os equipamentos utilizados na mineração desde lavra onde ocorre a extração dos minerais até o seu beneficiamento unindo teoria e prática propriamente dita, tendo em vista que para montar a mesma os alunos tiveram que pesquisar e estudar quais os equipamentos utilizados na lavra e no beneficiamento dos minerais. A prática educativa também uniu escola e pais que participaram efetivamente da realização do projeto.. 

Situação: Concluído; Natureza: Outra.

2015 – 2015

Projeto:
CONFECÇÃO DE MAQUETES METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE EXPLORAÇÃO E TRATAMENTO DE MINÉRIOS
Descrição: Projeto apresentado para apreciação ao Prêmio Mestres da Educação 2015 cujo desenvolvimento aconteceu junto aos alunos do 1º e 2º ano do curso de mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen de Santa Luzia. A mineração é o ramo da engenharia que se define como a ciência e a arte de conduzir as operações extrativas de forma racional, evitando a lavra predatória e ambiciosa, preservando as reservas futuras e o meio ambiente. Enquanto isso, o termo ?lavra? (local onde se extrai os minérios) indica um conjunto de operações coordenadas objetivando o aproveitamento industrial de uma jazida mineral, desde a extração de substancias minerais útil que contiver até a preparação e transformação das mesmas em matérias primas úteis à sociedade. Com o objetivo de aprimorar as técnicas de qualidade do ensino e aprendizagem das disciplinas de serviços e equipamentos, lavra e beneficiamento de minérios por meio de planejamento e confecção de maquetes. Este projeto propôs aos discentes o planejamento e confecção de maquetes que representem empresas de mineração em funcionamento, mostrando e especificando as etapas referentes à extração e beneficiamento de minérios, a fim de obterem um melhor aprimoramento didático.. 

Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 – 2016

Projeto:
CONHECENDO A IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA DO POTENCIAL GEOLÓGICO DOS MUNICÍPIOS DE SANTA LUZIA, VÁRZEA E JUNCO DO SERIDÓ-PB.
Descrição: Projeto apresentado para apreciação ao Prêmio Mestres da Educação 2016 cujo desenvolvimento acontecerá junto aos alunos do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen da cidade de Santa Luzia. É muito importante que a sociedade conheça as potencialidades minerais, principalmente da localidade na qual está inserida. Dessa maneira, este projeto tem como objetivo pesquisar, divulgar e informar a população sobre a importância do potencial geológico dos municípios de Santa Luzia, Várzea e Junco do Seridó, detentores de grandes reservas minerais, com atividades extrativas já consagradas há anos, onde se destaca a exploração de vermiculita, quartzito e caulim. Esse patrimônio geológico é desconhecido pela maioria da população local e regional, que ignora a importância socioeconômica destas riquezas naturais para a sociedade.. 

Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação
1.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. 
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Prospecção Mineral. 
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Pesquisa Mineral. 
Prêmios e títulos.


2014-2015-2016.

MESTRE EDUCAÇÃO, GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA.
O prêmio é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que consiste na fomentação, seleção, valorização e premiação das experiências administrativas e práticas pedagógicas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação, em exercício nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e aprendizagem.


Comentários