1ª EDIÇÃO DO PROJETO CAFÉ COM GEOLOGIA DO IFPB

Foi realizado nesta última segunda-feira (30), no Campus Picuí, a primeira edição do Projeto 'Café com Geologia’, organizado pela Coordenação do Curso Técnico Integrado em Geologia, representado pela Professora Lidiane Félix, Professor Miguel Borges, idealizador do evento, e os Professores Anderson Souza e Vinícius Lisboa.


O evento teve como objetivo abordar temas relativos às geociências em geral, divulgando e compartilhando o conhecimento geológico, bem como estimular o senso científico dos estudantes do curso técnico em geologia e intensificar sua relação com o meio profissional e acadêmico.


Durante a primeira parte do evento foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos em Geologia e Geofísica Aplicada do Semiárido (NUGGAP), além de duas palestras abordando Técnicas de Mapeamento e Geologia Ambiental.
Já na segunda parte do evento foram convidados os responsáveis pela empresa GTA Levantamentos Topográficos e Geológicos, Eliakim Martins e Efraim Martins. Eles apresentaram as mais diversas aplicações de equipamentos topográficos no ramo das geociências, de maneira prática, aproximando os estudantes da realidade do mercado de trabalho atual. Ao final houve uma demonstração, na área externa do campus, de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), ferramenta que vem revolucionando a aquisição de dados. Foram discutidas inúmeras aplicações na área de geociências.


A primeira edição do evento também comemorou o Dia do Geólogo, que acontece tradicionalmente no dia 30 de maio. Estiveram presentes alunos dos cursos técnicos de geologia e mineração do campus Picuí, além de professores das mais diversas áreas. O evento será realizado semestralmente e deverá ter sua segunda edição durante o segundo semestre de 2016.

Comentários