Pular para o conteúdo principal

ORGANIZAÇÃO E PROFISSIONALISMO MARCAM PRIMEIRO DIA DO SEMINAS EM CAMPINA


Foram três meses de planejamento e muito trabalho para que o I SEMNINAS - Semana de  Mineração, Meio  Ambiente  e Sustentabilidade do campus Campina virasse realidade. E nesta segunda-feira, 23, o esforço de um grupo de estudantes concluintes do curso e de professores enfim se consolidou em grande estilo e profissionalismo. O auditório foi o palco de abertura do evento, que durante três dias irá discutir a atividade mineradora através de minicursos, palestras e exposição de trabalhos científicos. O evento contou com várias parcerias entre elas a do  Departamento Nacional de Produção Mineral e SENAI.
A palestra de abertura ministrada pelo engenheiro de minas e docente da Universidade Federal de Campina Grande, Antonio Pedro Ferreira. Ele abordou uma visão geral do que é a mineração e a importância da mesma no cenário econômico brasileiro. Hoje a atividade corresponde a 4% do Produto Interno Bruto (PIB).  A programação inclui ainda a participação de técnicos atuantes em empresas de mineração e ex-alunos que vão compartilhar suas experiências com os futuros companheiros de profissão.
Caloura do curso, Luana da Silva Felix , disse que era um privilégio iniciar suas atividades no campus desta forma. “Como estou entrando agora é muito importante, pois já vou conhecer a realidade e poder aprender coisas que usarei futuramente no curso e na vida profissional”, comenta.
Toda a logística elaborada pela comissão organizadora para receber os participantes foi elogiada pelos gestores e convidados. No hall de entrada do setor das células, a comissão instalou uma central de serviços e atendimento onde o participante adquire produtos e se inscreve. Um dos produtos criados pela organização foi um kit personalizado com a logomarca do evento contendo chaveiro, copo e uma amostra de mineral. “O dia de hoje é a efetivação do que pensamos durante meses. Queremos mostrar que estamos prontos para o mercado  e que  a nossa área é de extrema importância”, afirma  Henrique Bruno, um dos membros da comissão organizadora.
Os interessados na programação acessem Aqui .



*Ascom campus Campina Grande

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…