Pular para o conteúdo principal

FELIZ DIA DO GEÓLOGO. POR Marcos Nascimento.

A Geologia, ainda não tão conhecida de todos como merece, é a ciência que estuda o Planeta Terra em toda a sua essência e nas suas várias dimensões. Indo desde o conhecimento dos minerais que formam uma rocha (ou mais comumente conhecida por pedra) até as paisagens que essas rochas formam. A Geologia estuda a origem, composição, estrutura interna, relações com camadas superficiais (biosfera, hidrosfera, atmosfera), e história evolutiva, inclusive o desenvolvimento da vida na Terra.

A Terra é um planeta em constante movimento (dinâmico) onde as rochas e a paisagem (observada no relevo) estão sendo continuamente criados, seja porque os continentes estão se unindo ou se separando. E isso ocorrendo em uma dimensão de tempo que muitas vezes não é compreendido pelas pessoas (o Tempo Geológico). Não esqueçam que a Terra se formou a 4,5 bilhões de anos e de lá para cá muitas coisas aconteceram, geologicamente falando. E ainda hoje acontecem (no nosso tempo, o Tempo das Pessoas).

Vulcões, tsunamis, glaciações, terremotos, inundações, formação e fechamentos de oceanos entre outros são temas diariamente mencionados, seja na televisão, jornal e/ou rádio. E quem estuda tudo isso? E pode responder ainda perguntas como: de onde vêm as lavas dos vulcões? Como se formaram as cadeias de montanhas? O que causa os terremotos? Por que o continente sul-americano afasta-se do africano? Por que ocorrem jazidas de petróleo em alguns lugares, enquanto em outros temos minério de ferro? Qual a melhor interação entre o Ser Humano e o meio físico? – São os Geólogos! Profissionais que possuem um contato íntimo com a história da natureza desde os primórdios até hoje em dia. Deste modo, cabe ao geólogo conscientizar a sociedade em geral sobre a necessidade do uso racional dos recursos naturais protegendo, ao mesmo tempo, o ambiente natural.

O conhecimento geológico básico é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de qualquer País e, por isto, deve ser considerado de suma importância. Produzir informações geológicas tem a mesma importância que construir grandes obras de infraestrutura.

O conhecimento adequado do meio físico, os levantamentos geológicos e de recursos minerais, os trabalhos de hidrogeologia, geoquímica e geofísica, os estudos de proteção ambiental, entre outros têm proporcionados relevantes contribuições sociais e econômicas para o desenvolvimento do Brasil.

FELIZ DIA DOS(AS) GEÓLOGOS(AS)

Prof. Marcos Nascimento - (DG/UFRN)

Foto: CPRM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…