Pular para o conteúdo principal

PERFIL DO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO. Por Jony Peterson

Este artigo irá falar sobre o perfil do profissional de nível técnico em mineração e sua área de atuação na minha visão.
Pois bem, antes de falar no técnico em mineração, o que seria o profissional de nível técnico?
Técnico é o profissional habilitado em escolas devidamente autorizadas. Segundo a LEI Nº 5.524/68, Art, 2º o técnico:
I - Conduzir a execução técnica dos trabalhos de sua especialidade;
II - Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas;
III - Orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
IV - Dar assistência na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;
V - Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos, compatíveis com a formação profissional.
Já o técnico em mineração, é o profissional responsável por planejar e supervisionar trabalhos de pesquisa Mineral, lavra e beneficiamento de minérios, aplicação de técnicas de recuperação de áreas degradadas e pela utilização de softwares aplicados às diversas áreas de exploração Mineral e suas tecnologias.
No Parecer N° 604/54-9 de 14 de Maio de 2004 ficaram definidas as seguintes atribuições:
I: Os técnicos em mineração poderão responsabilizar-se tecnicamente por empresas que atuam com extração de argila, cascalho, saibro, areia e seixos rolados que possuam capacidade produtiva de até 5000m³/mês.
II: Para empresas que atuem com extração de rochas para brita e beneficiamento (produção de britas e areias) até capacidade produtiva máxima de 5000m³/mês;
III: os Técnicos em mineração também poderão responsabilizar-se tecnicamente por trabalhos topográficos no âmbito de sua formação profissional
O Confea através da Decisão Normativa Nº 71, de 14 de Dezembro de 2001 menciona que o Técnico em Mineração pode ser o responsável técnico pelo projeto e execução de desmonte de rochas com a utilização de explosivos desde que tenham formação específica na área de explosivos.

Ainda na mesma Decisão Normativa o Confea especifica que quando houver a elaboração de projetos e a execução de atividades relativas a utilização de explosivos para desmonte de rochas, é necessária a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e seu registro no CREA correspondente.

Na minha visão os conhecimentos que o técnico em mineração deve ter para ser um bom profissional são:
·        Matemática, Física e Química (Não apenas formulas e conceitos, mas também informações ligadas a gênese dos minerais, dados físico-químicos e criação de contas em campo com raciocínio lógico);
·        Português (só se saber escrever bem quem lê muito, para que se crie um texto compreensível seja em um e-mail ou relatório);
·        Específicos (entenda como conhecimentos em mineração, geologia e assuntos ligados a estas duas áreas);
·        Informática (principalmente softwares CAD, GIS e de específicos de mineração e geologia);
·        Língua estrangeira (além do inglês, espanhol se torna muito importante para mineração, aja visto que existem muitas vagas nos países vizinhos ao Brasil);
Ainda na minha visão as habilidades principais para um técnico em mineração são:
·        Habilidade para lidar com números e realizar cálculos;
·        Respeito as hierarquias;
·        Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los;
·        Gostar de trabalhar em equipe;
·        Expressar habilidade para se comunicar;
·        Habilidade para trabalhar com máquinas, equipamentos e computadores.
Eu já passei em algumas minas do Brasil, e vi técnicos em mineração coordenando e até gerenciando a uma mina. O caso mais recente que acompanhei foi de um técnico em mineração, muito proativo, que quando foi chamado para ficar a frente da mina, ele respondia diretamente a um engenheiro, porém ele que cuidava de toda a lavra, transporte, carregamento e perfuração. Perguntando para outros profissionais, sua grande maioria irá conhecer um profissional nessa característica.
Por fim deixo meu agradecimento os técnicos em mineração com quem trabalhei e trabalho, pois são os profissionais que como estão no front da mina, os seus conhecimentos da dinâmica da mina são primordiais para um planejamento estratégico e condução dos trabalhos mineiros.

Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas que não conseguirá nada sozinha” – Bernardinho.

SITE DA ESCOLA TÉCNICA META - http://www.metaescolatecnica.com.br/cursos/mineracao Acessos em: 11 abr. 2016 as 08:45

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…