Pular para o conteúdo principal

CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO EM JUNCO DO SERIDÓ

O vereador José Ivaldo Donato Nóbrega (Foto)  apresentou uma propositura na CÂMARA MUNICIPAL DE JUNCO DO SERIDÓ - REQUERIMENTO Nº 18/2016: “Encaminhando uma solicitação ao senhor governador do Estado da Paraíba para que transforme a nossa Escola Estadual Ezequiel Fernandes em uma Escola Técnica de Mineração”.

 VEJA:

EXMO. (A) SENHOR (A). PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JUNCO DO SERIDÓ. O Vereador que abaixo subscreve, ouvido o Plenário desta Edilidade, de acordo com nossas prerrogativas legais previstas no RI desta casa, REQUER AO PRESIDENTE DESTA EDILIDADE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, que encaminhem a demanda desta propositura ao senhor Governador do Estado da Paraíba, com a devida cópia deliberada pelo Plenário: “ENCAMINHA SOLICITAÇÃO AO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA PARA QUE TRANSFORME A NOSSA ESCOLA ESTADUAL EZEQUIEL FERNANDES EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE MINERAÇÃO.

Justificativa
A mineração é uma atividade econômica do setor primário da economia, em nossa cidade é o carro chefe da economia local. Isso significa dizer que ela é responsável pela geração e distribuição de matérias-primas, que são recursos utilizados na fabricação e produção de mercadorias, geralmente industrializadas. Além disso, a mineração também é classificada como uma prática de extrativismo, uma vez que ela se caracteriza pela retirada de um recurso natural de seu ambiente, causando inúmeros problemas onde a maior parte deles é no campo ambiental, uma vez que a atividade mineradora pode agredir o solo, provocar erosões e, quando realizado em regiões florestais, ampliar o desmatamento. Além disso, há problemas sociais causados pelo desemprego gerado pelo esgotamento das jazidas minerais e o abandono destas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico.

Assim o caminho para a solução destes problemas e para a busca do desenvolvimento sustentável local, é a EDUCAÇÃO! Capacitar através da mesma os filhos dos garimpeiros, e principalmente as futuras gerações, para que tenhamos não somente o desenvolvimento econômico, mas acima de tudo o desenvolvimento social e humano com a preservação do meio ambiente. Junco é uma das cidades com maior riqueza mineral da Paraíba, é justo e urgente que tenhamos uma Escola Técnica de Mineração, e a estrutura para isto já está sendo construída com o novo prédio da referida escola.

Pede e espera deferimento,

Plenário da Câmara Municipal, Casa Laerte Vieira de Lima, em 25 de fevereiro de 2016.
José Ivaldo Donato Nóbrega Vereador/PRB


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…