CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO EM JUNCO DO SERIDÓ

O vereador José Ivaldo Donato Nóbrega (Foto)  apresentou uma propositura na CÂMARA MUNICIPAL DE JUNCO DO SERIDÓ - REQUERIMENTO Nº 18/2016: “Encaminhando uma solicitação ao senhor governador do Estado da Paraíba para que transforme a nossa Escola Estadual Ezequiel Fernandes em uma Escola Técnica de Mineração”.

 VEJA:

EXMO. (A) SENHOR (A). PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JUNCO DO SERIDÓ. O Vereador que abaixo subscreve, ouvido o Plenário desta Edilidade, de acordo com nossas prerrogativas legais previstas no RI desta casa, REQUER AO PRESIDENTE DESTA EDILIDADE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, que encaminhem a demanda desta propositura ao senhor Governador do Estado da Paraíba, com a devida cópia deliberada pelo Plenário: “ENCAMINHA SOLICITAÇÃO AO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA PARA QUE TRANSFORME A NOSSA ESCOLA ESTADUAL EZEQUIEL FERNANDES EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE MINERAÇÃO.

Justificativa
A mineração é uma atividade econômica do setor primário da economia, em nossa cidade é o carro chefe da economia local. Isso significa dizer que ela é responsável pela geração e distribuição de matérias-primas, que são recursos utilizados na fabricação e produção de mercadorias, geralmente industrializadas. Além disso, a mineração também é classificada como uma prática de extrativismo, uma vez que ela se caracteriza pela retirada de um recurso natural de seu ambiente, causando inúmeros problemas onde a maior parte deles é no campo ambiental, uma vez que a atividade mineradora pode agredir o solo, provocar erosões e, quando realizado em regiões florestais, ampliar o desmatamento. Além disso, há problemas sociais causados pelo desemprego gerado pelo esgotamento das jazidas minerais e o abandono destas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico.

Assim o caminho para a solução destes problemas e para a busca do desenvolvimento sustentável local, é a EDUCAÇÃO! Capacitar através da mesma os filhos dos garimpeiros, e principalmente as futuras gerações, para que tenhamos não somente o desenvolvimento econômico, mas acima de tudo o desenvolvimento social e humano com a preservação do meio ambiente. Junco é uma das cidades com maior riqueza mineral da Paraíba, é justo e urgente que tenhamos uma Escola Técnica de Mineração, e a estrutura para isto já está sendo construída com o novo prédio da referida escola.

Pede e espera deferimento,

Plenário da Câmara Municipal, Casa Laerte Vieira de Lima, em 25 de fevereiro de 2016.
José Ivaldo Donato Nóbrega Vereador/PRB


Comentários