Pular para o conteúdo principal

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM MINERAÇÃO

O Técnico em Mineração é o profissional responsável por planejar e supervisionar trabalhos de pesquisa Mineral lavra e beneficiamento de minérios, aplicação de técnicas de recuperação de áreas degradadas e pela utilização de softwares aplicados às diversas áreas de exploração Mineral e suas tecnologias.
As melhores oportunidades de trabalho estão distribuídas nas Empresas de Mineração em suas diversas etapas de explotação mineral e de petróleo, além das empresas de fabricação e comercialização de Máquinas e equipamentos de mineração e de consultoria.


O Técnico em Mineração possui competências para atuar em órgãos governamentais ligados à atividade de mineração, em laboratórios de ensaios físicos e químicos e nos mais diversos Centros de pesquisas entre outros.
Áreas de atuação do Técnico em Mineração
• Na operação de equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte.
• Participa na execução de projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios.
• Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto.
• Atua em todas as fases da pesquisa mineral, da lavra e do tratamento de minérios;
• Coleta, prepara e caracteriza amostras de minério para análise químicas e físicas em laboratório;
• Supervisiona operações de Sondagem;
• Manipula mapas, bússolas, GPS e fotografias aéreas para orientação do trabalho de pesquisa;
• Executa mapeamento de ocorrências e de jazidas minerais, identificando e classificando rochas;
• Supervisiona os trabalhos de carregamento e transporte de minério e estéril;
• Elabora e executa planos de fogo (desmonte de rochas com explosivos);
• Auxilia na elaboração de mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo.
• Supervisiona os trabalhos de britagem, moagem e concentração de minérios, bem como as operações auxiliares.

O Mercado de trabalho
Trata-se de um mercado de trabalho de âmbito internacional onde os maiores desafios tecnológicos para o setor estão na busca de um custo cada vez menor da produção para atender às necessidades de um mercado globalizado. 
Dentro deste contexto as empresas buscam por profissionais que sejam capazes de lidar com a exigência dos novos conhecimentos científicos e com as adversidades deste gigantesco processo de exploração Mineral.

Fonte do texto:  Meta Escola Técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…