TRABALHO DESENVOLVIDO POR PROFESSOR E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL SERÁ APRESENTADO EM WORKSHOP DE EDUCAÇÃO

O trabalho “Confecção de maquetes de unidades de beneficiamento de minérios como ferramenta de práticas educativas ao tratamento de minérios”, desenvolvido pelo professor Antonio de Pádua Sobrinho e por alunos do 2º ano do curso de Mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, da cidade de Santa Luzia, será apresentado no 1º Workshop de Educação em Engenharia de Minas, no Estado de Minas Gerais.
O evento terá como tema “Rumos da Engenharia de Minas no Brasil” e acontecerá no dia 21 de outubro, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O objetivo é debater experiências em ensino, pesquisa ou extensão em engenharia de minas. “Nosso trabalho  foi desenvolvido no ano passado e envolveu 24 alunos do 2º ano do curso de mineração, apresentando resultados positivos  no processo de ensino e aprendizagem”, destacou o professor Antonio de Pádua Sobrinho. Em maio deste ano, o trabalho  foi apresentado no 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), realizado Centro de Convenções de Pernambuco.
O projeto envolve três disciplinas curriculares  do curso: “Serviços e Equipamentos”, “Planejamento de Minas” e “Tratamento de Minérios” e conta atualmente com 47 alunos do 1º  e 2º anos do curso de mineração da escola Padre Jerônimo Lauwen.
O professor Antonio de Pádua Sobrinho explicou a importância do trabalho desenvolvido. “Por tratar-se de uma disciplina técnica, os alunos promoveram um trabalho de construção de maquetes de unidades de beneficiamento de minério rústicas, que representam empresas e simulam o funcionamento de unidades industriais. A prática educativa utilizada permitiu que os alunos compreendessem melhor não apenas o funcionamento e os equipamentos utilizados em uma unidade de beneficiamento, mas também a importância técnica de cada elemento”, explicou.

SECOM/PB



Comentários