Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DO CREA-PB PARTICIPA DO III ENCONTRO REGIONAL DE ENGENHARIA DE MINAS

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre profissionais da engenharia de minas, estudantes e demais profissionais que atuam na atividade mineral, foi realizado, em Campina Grande, no auditório da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), o III Encontro Regional de Engenharia de Minas. Entre os palestrantes convidados, estava a presidente do Crea-PB, a engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo, que falou sobre “As Ações do Crea-PB e o Desenvolvimento Sustentável da Paraíba”.

“Além de agradecer o convite da organização do evento para fazer parte do Encontro, foi muito importante falar para os engenheiros de minas, porém, mais ainda poder dialogar com os estudantes, futuros profissionais que irão atuar diretamente com a sociedade”, destacou. Presente no evento, o engenheiro de minas, e conselheiro do Crea-PB, Antônio Pedro, ressaltou que a presença da presidente do Crea-PB foi bastante significativa para a valorização profissional da categoria: “Na sua fala, Giucélia enfatizou que a nossa atividade mineral, quando conduzida por um profissional habilitado, pode, de forma decisiva, contribuir para minimizar as desigualdades sociais, e colaborar no desenvolvimento sustentável do nosso Estado e do nosso país”. Além da palestra da presidente do Conselho, o Crea-PB também esteve presente no painel “As Atribuições Profissionais e a Fiscalização da Atividade Mineral”.

 O evento também ressaltou o dia 10 de Julho – Dia Nacional do Engenheiro de Minas, e entre os temas das palestras estavam “O Cenário e as Perspectiva para a Formação de Engenheiros de Minas”, “O Direito Minerário e a Sociedade”, “O Panorama das Atividades dos Pequenos Produtores Minerais do Seridó Ocidental”. Promovido pela Associação dos Engenheiros de Minas da Paraíba (Assem-PB) e Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia (UAMG do CTRN/UFCG), foram apoiadores o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), a Associação dos Engenheiros de Minas do Rio Grande do Norte (AEM-RN), Federação das Associações dos Engenheiros de Minas (Faemi) e Centro Acadêmico de Engenharia de Minas – CA Engenharia de Minas Mineração Consultoria



Júnior. Dani Rabelo, Ascom Crea-PB  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…