PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DE III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Os professores da rede estadual de ensino Rafaelle Souza e Antonio de Pádua Sobrinho participaram  nesta quarta-feira (27) do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) – Diversidade, Cidadania e Inovação. O evento acontece de 26 a 29 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco.




A professora Rafaelle Souza participou do evento com o trabalho “Ensino de ciências e o desenvolvimento de projetos: o caso da identificação das ilhas de calor na capital paraibana”, desenvolvido juntamente com as alunas Karoline Oliveira Ribeiro e Rayhanne Jatobá, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Goulart. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de despertar o senso crítico e investigativo dos alunos nos conceitos científicos e tecnológicos. Foram analisados os problemas ambientais e o crescimento urbano da cidade de João Pessoa tendo como foco a formação das ilhas de calor e suas variações térmicas. Este trabalho já foi apresentado e premiado em diversas feiras de ciência e tecnologia, a exemplo da I-SWEEEP, MILSET-CE, FENECIT-PE, Talento Científico Jovem – PB, MOSTRATEC-RS e FECINAT-PB.


O professor Antônio de Pádua Sobrinho participou com o trabalho “Confecção de maquetes e unidades de beneficiamento de minérios como ferramenta de práticas educativas ao tratamento de minérios”. Desenvolvido no ano passado, o trabalho envolveu 24 alunos do 2º ano do Ensino Médio (curso técnico em Mineração) da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, localizada na cidade de Santa Luzia. Segundo o professor, as maquetes estão sendo usadas para aulas práticas no laboratório da escola. O projeto obteve o prêmio Mestres da Educação em 2014.


Conferência – O FMEPT contou nesta quarta-feira (27) com uma conferência do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros. O secretário proferiu  a conferência “A educação profissional no contexto da agenda de desenvolvimento socioeconômico: os programas de formação profissional e de estímulo à inovação no Brasil”, que aconteceu  das 10h15 às 12h15, no Centro de Convenções de Pernambuco.


Compartilhando Saberes – A Revista Digital da Secretaria de Estado da Educação (SEE), “Compartilhando Saberes” também estará presente no FMEPT. A coordenadora editorial da revista, Vânia Cristina, e o design institucional Leonardo Takeda apresentarão a experiência de construção e desenvolvimento da revista, por meio do Núcleo de Educação à Distância (Nead) da SEE. Na revista são publicados artigos e ações pedagógicas dos professores da rede estadual de ensino e de pesquisadores da área de educação. O objetivo da revista é contribuir para a aproximação entre a produção desenvolvida nos espaços acadêmicos e a escola.

FMEPT – O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) nasceu do Fórum Mundial de Educação e do Fórum Social Mundial. O evento faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações de todo o planeta.

A terceira edição do FMEPT é capitaneada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC). A programação reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas.
Todas as atividades estarão relacionadas ao tema central do evento: Diversidade, Cidadania e Inovação. Como aconteceu nas edições anteriores, o FMEPT 2015 está sendo construído coletivamente com o apoio e a colaboração dos integrantes do Comitê Organizador e do Conselho Internacional. Para a terceira edição, a expectativa de público é de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. Saiba mais sobre o evento acessando http://www.fmept.org/pt/.

Texto: Secom/PB com adaptação setor mineral em foco



Comentários