PICUÍ-PB: ESTUDANTES DO IFPB PARTICIPARAM DO XV ENCONTRO REGIONAL DE AGROECOLOGIA 2015

Os estudantes do curso de agroecologia, pós graduação gestão dos recursos ambientais do Semiárido e membros no núcleo  de estudos em agroecologia NEA  todos do   IFPB-Campus Picuí, acompanhados pelo professor Tadeu Macryne e Fred Campos participaram entre os dias 30 de abril e 03 de Maio de 2015 do XV Encontro Regional de Agroecologia – ERA, evento promovido pela FEAB – Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil juntamente com o Movimento Agroecológico – MAE, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia – MECA e a Rede Paraibana dos estudantes de Agroecologia.


 O evento aconteceu na cidade de Bananeiras – PB, no Campus III da Universidade Federal da Paraíba. A programação contou com a presença de mais de oitocentas pessoas, vindas de todos os estados da região Nordeste do Brasil.

Durante o evento os membros do núcleo de estudos em agroecologia do NEA e a aluna de Pós graduação Edivane Araújo do curso de Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido também do IFPB- Campus Picuí apresentaram alguns trabalhos científicos e relatos de experiência desenvolvidas no IFPB-Campus Picuí. Dentre os trabalhos intitulados:  “Relato de experiência: O caso das Palmas Resistentes a Cochonilha do Carmim na comunidade Quilombola Serra do Abreu município de Nova Palmeira Paraíba.” e  “Recuperação de áreas degradadas e preservação ambiental no seridó paraibano: disseminando conhecimentos.”

Segundo o professor Fred Campos além de apresentarem trabalhos os alunos participaram de mesas redondas, mostras artísticas e culturais, feiras, vivências, palestras, espaços de formação, debates entre outras atividades. “Nossa participação foi muito importante para divulgarmos nossos trabalhos e compartilhamos experiências, muito boa e criativa a ideia de apresentar os trabalhos científicos e relatos de Experiência em Praça Pública, após o evento participamos de um ato público durante na cidade contra os Agrotóxicos; os Transgênicos e pela valorização da vida e das sementes da Paixão .”Disse o professor




 Já para o Aluno  Jairo Santos evento foi grandioso contando com a participação de alunos de Instituições de ensino de praticamente todos os estados do Nordeste. “ Merece destaque além de todos os carrosséis que foram muito bem organizados com visitas técnicas, palestras e trocas de experiências com agricultores e pessoas de outros cursos. a caminhada contra o uso dos transgênicos culminando na praça da cidade onde teve as apresentações dos banners. Enfim  foi um evento extremamente importante por deixar a agroecologia em foco por um período de 3 dias que tendem a dar ótimos resultados para a área.” Destacou 

Comentários