PICUÍ-PB: ALUNOS DO LORDÃO REALIZAM AULA DE CAMPO SOBRE ARQUEOLOGIA

Os alunos do Projeto de Arqueologia: "Um passado ameaçado" da Escola Estadual Professor Lordão realizaram aula de campo no Sitio Arqueológico Cachoeira do Pedro em Picuí, com objetivo de identificar as ameaças a que estão sujeitos os vestígios arqueológicos no município.


O projeto está em seu segundo ano, é coordenado pelo professor Robson e desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio Inovador que se propõem a estudar o processo de ocupação pré-histórica da região e o processo de degradação, seja ele natural ou resultado da ação antrópica.

Durante a aula os alunos foram estimulados a catalogar os animais que caracterizam a fauna local e a flora que compõe o entorno do sítio, bem como refletir sobre a situação em que se encontra o local. Ainda de forma preliminar, os alunos perceberam que, apesar da preocupação e cuidado que a família proprietária do sitio tem, ainda é presente ameaças de banhistas, caçadores, pecuaristas entre outros.

Um dos objetivos do projeto é possibilitar aos alunos a compreensão da conservação do local como instrumento de estudo do passado e a identidade do povo da região. As próximas ações serão desenvolvidas na região seridó do Rio Grande do Norte a uma exposição dos resultados preliminares durante a semana do bioma Caatinga em Picuí.

Mídias no lordão 

Comentários