VULCANISMO EM PICUÍ PARAÍBA

Em um  lugar denominado “saco do inferninho” distante aproximadamente 20 km da sede do município de Picuí,  existe  um possível um vulcão “adormecido”,.


Um vulcão tecnicamente falando é uma estrutura geológica em terra ou no mar, por onde extravasa o magma (material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre) e que ao chegar na superfície leva o nome de lava, resfriando quando chega na superfície da Terra.

Esse material "petrificado" damos o nome de rocha vulcânica (um tipo de rocha ígnea). O exemplo mais comum é o basalto. Pelo fato de existir no local (saco do inferninho)  rochas vulcânicas (basaltos) algumas pessoas caracterizam esse local como um vulcão.

Estudos futuros com certeza comprovarão tal fato, enquanto isto o local continua sendo mais um ponto geoturístico da cidade de Picuí, formado por uma montanha de geometria cônica, com o topo povoado pela vegetação de caatinga, propício para o turismo, onde o visitante pode descansar enquanto observa os vales e elevações da região, devendo tornar-se uma das atrações turísticas mais apreciadas do Seridó paraibano.

Antonio de Pádua Sobrinho


Comentários