SOLOS DO NORDESTE GANHAM CARTILHA

Visando atender uma demanda crescente sobre a natureza dos solos e suas múltiplas funções, numa linguagem de fácil acesso, uma equipe de pesquisadores da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife), vinculada à Embrapa Solos (Rio de Janeiro), elaborou uma cartilha ilustrada sobre as principais classes de solos da região Nordeste do Brasil.
Durante as diversas ações de pesquisa e desenvolvimento realizadas nos diferentes estados do Nordeste pelos técnicos da Embrapa, percebeu-se a dificuldade de identificação das principais classes de solos. "A carência de material com linguagem direta sobre os solos do Nordeste nos motivou a elaborar essa cartilha", destaca o pesquisador Flávio Adriano Marques, um dos idealizadores da obra.
A cartilha ilustrada, escrita numa linguagem clara e sucinta, traz fotos de perfis e de paisagens, e também informações sobre a área porcentual dos principais solos da região Nordeste, seus atributos morfológicos que auxiliam na sua identificação no campo, potencialidades e limitações, além de indicações de uso agrícola e não agrícola.
Além de Flávio Marques, trabalharam na elaboração da cartilha, os pesquisadores Alexandre Ferreira do Nascimento, José Coelho de Araújo Filho e Ademar Barros da Silva. Outro aspecto importante foi o seu projeto gráfico, que auxilia de maneira bastante didática o entendimento das classes de solo.
A cartilha é resultado do conhecimento adquirido ao longo de quase seis décadas de pesquisas realizadas pela Embrapa sobre os solos da região Nordeste, constituindo-se em uma ferramenta de grande relevância para uso em capacitações de técnicos, estudantes e multiplicadores de diferentes instituições, associações de agricultores, entre outros.
A UEP Recife
A UEP Recife foi criada pela Embrapa Solos para atender às demandas de pesquisa sobre os solos do Nordeste brasileiro. Suas pesquisas têm gerado conhecimentos que ampliam e dinamizam as atividades agropecuárias da região. Tem sido responsável pela realização de levantamentos sistemáticos de solo em diversos níveis e zoneamentos regionais e estaduais de grande importância. Além disso, busca a aproximação com a sociedade adotando estratégias inovadoras para a construção de conhecimentos e geração de tecnologias em prol do desenvolvimento do Nordeste brasileiro.





Comentários