Pular para o conteúdo principal

MUSEU DE MINÉRIOS DO RN – ABERTURA PARA VISITAÇÃO

Foi inaugurado no dia 17 de Dezembro de 2014 o Museu de Minérios do RN. O museu de minérios no Campus Natal-Central do IFRN e foi construído através de parceria entre o Instituto, a Petrobras e o Governo do Estado. A abertura para visitação do público foi feita no dia 12 de Janeiro.

O MUSEU DE MINÉRIOS

O Museu de Minérios do RN possui um acervo de 1.800 minerais. As amostras são de diversos materiais, desde argila, passando pelo ferro e pedras preciosas. Em breve, estará aberta também à visitação uma sala do petróleo, sobre organização da Petrobras. A coordenadora do Museu, professora Narla Sathler, do IFRN, falou da diversidade de materiais expostos, lembrando da dificuldade em selecionar as peças do acervo, que serão constantemente trocadas.

O projeto arquitetonico do museu foi assinado pela arquiteta do IFRN, Ana Claudia Gondim Filgueira. As obras de construção do edifício aconteceram entre 2008 e 2010, com execução acompanhada pelos engenheiros Josué Martins da Silva e Carlos Guedes Alcoforado. Posteriormente, foi elaborado o projeto de ambientação, pela equipe formada pelas arquiteta e desenhista Érika Maria Alcoforado e pelas engenheiras Sandra Maria de Lima e Iara de Brito Pereira.

Ao todo, para execução dos projetos de arquitetura e ambientação, foram investidos R$ 653.984,00, contando com o patrocínio da PETROBRAS através de recursos oriundos de renúncia fiscal por meio da Lei Câmara Cascudo, de incentivo à cultura, do Governo do Estado. O espaço ocupa uma área de 670,62 m², divididos em dois pavimentos, com oito ambientes internos.

ABERTURA DO MUSEU DE MINÉRIOS PARA VISITAÇÃO


O Museu de Minérios do RN está aberto para a visitação desde o dia 12 de janeiro de 2015. As visitas ao público externo serão realizadas das 15h às 17h. O turno da manhã ficará reservado às visitas agendadas por grupos, em especial, turmas de escolas. Haverá uma equipe de quatro geólogos para acompanhar as visitas, que poderão ser guiadas ou não.


Fonte: Portal do técnico em mineração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…