ESPECIALISTA AVALIA PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA MINERAÇÃO


A Gerente de Conta e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas da Devex, Luciana Rocha, escreve artigo sobre a tendência da participação crescente da mulher no segmento da mineração.
A mulher foi inserida no mercado de trabalho logo depois de um período de guerras, com o objetivo de gerar força produtiva para manterem seus lares. De lá pra cá, tem crescido cada vez mais a sua atuação e a evolutiva entrega de valor ao trabalho realizado mesmo diante do desafio de jornada tripla: Trabalho, Formação e Lar.


As estatísticas apontam que, em 2013, houve um crescimento de 28% da atuação feminina no setor de mineração. Vale a pena destacar que o crescimento observado corresponde a vagas preenchidas em todas as categorias profissionais, ou seja, em cargos de gerência e nas ocupações operacionais.

Na atualidade, entretanto, elas apresentam novas aspirações: estabilidade de emprego, melhores salários e desenvolvimento de uma carreira sólida. Nesse cenário são relevantes a tecnologia e a automação nos processos produtivos, fatores que possibilitaram a inserção ainda maior das mulheres na área de mineração. Antes desses adventos, a força física era fundamental para a execução de alguns trabalhos.

As mineradoras sinalizam o interesse de desenvolver e reter a mão-de-obra feminina devido ao fato dessa possuir características peculiares de disciplina e habilidades manuais que elevam o desempenho em processos, como solda e operação de usina de beneficiamento.
Nesse dia, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, bem como a evolução da mulher no mercado de trabalho e a sua principal causa: energia de vida que a possibilita cuidar da carreira e do lar simultaneamente, com uma grande entrega de valor ao seu trabalho!

Luciana C. Fernandes Rocha

Gerente de Conta e Gestão Estratégica de Pessoas da Devex

*Artigo escrito com foco no Dia Internacional da Mulher (8 de Março)



Comentários