A IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA NA MINERAÇÃO

A topografia consiste no conhecimento dos instrumentos e métodos que se destinam a efetuar a representação do terreno sobre uma superfície plana denominada de plano topográfico.

A topografia na mineração é utilizada basicamente em duas fases, pesquisa e lavra, e empregada várias aplicações.



A TOPOGRAFIA NA MINERAÇÃO


Na pesquisa mineral a topografia é necessária em alguns pontos como na abertura de picadas para mapeamento geológico, piqueteamento para métodos geofísicos terrestres e locação de furos de sondagem.

A etapa de lavra mineral, seja ela de céu aberta ou subterrânea, por ser um processo complexo e exigente nas questões de segurança, a topografia é de grande e indispensável utilidade.  Todas as obras de mineração no subsolo e na superfície devem ser levantadas topograficamente e representadas em plantas adequadas.

Segundo as Normas Regulamentadoras da Mineração, não é permitido iniciar qualquer trabalho de desenvolvimento de uma mina sem os levantamentos topográficos da área.  Diz ainda que é obrigatória a elaboração e a atualização periódica dos mapas, plantas e desenho.



A TOPOGRAFIA NA MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA




Na mineração subterrânea a topografia está aliada a correta execução dos trabalhos frente às exigências do DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral). Dentre uma das utilidades está a delimitação das galerias em referência a um poligonal na superfície através do transporte de coordenadas, sem a topografia isso seria quase impossível.

O correto dimensionamento das galerias para o trânsito de veículos em seu interior, direcionamento das frentes de lavra, mapeamento da mina em 3D e atualizações constantes das configurações da mina são alguns das diversas utilidades da topografia na mineração subterrânea.



TOPOGRAFIA NA MINERAÇÃO A CÉU ABERTO
Como dito anteriormente, todo processo de lavra mineral é complexo e requer muitos cuidados na sua elaboração e topografia está aí para auxiliar esta operação.

Na mineração a céu aberto a topografia atua no acompanhamento da estabilidade de taludes, garantindo que as dimensões previamente estabelecidas nos testes litológicos sejam respeitadas.

Atua também no apoio a construção de rampas, novamente contribuindo para que as dimensões estipuladas sejam respeitadas, nas condições e dermacações do depósito de minério e estéril, atualização diária das bancadas e nas locações para perfurações.


Fonte: Portal do Técnico em mineração




Comentários