Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DE PICUÍ SE DESTACA NA CAPACITAÇÃO DE JOVENS NO SETOR MINERAL

Através de cursos técnicos em mineração, o professor capacita alunos para o mercado de trabalho.




Defensor do setor mineral, principalmente na região do Seridó paraibano, o professor Antônio de Pádua Sobrinho se destaca pelo trabalho na formação de jovens para o mercado de trabalho.

Através dos seus projetos, o professor ganha destaque na mídia estadual. No último mês de dezembro, o curso técnico em mineração, ministrado na cidade de Santa Luzia, foi destaque em um programa da TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba.



O curso desenvolvido na Escola de Ensino Médio Inovador Padre Jerônimo Lauwen beneficia 105 alunos, divididos em três turmas. A capacitação foi oferecida a unidade de ensino no ano de 2010 e desde então forma jovens para atuar na área.

Segundo o professor Antônio de Pádua, o curso prepara os jovens para trabalhar com aquilo que a região oferece. “Como nós sabemos, na nossa região do semiárido durante seis meses do ano eles são agricultores e durante seis meses são mineradores e a atividade mineral tem grande representatividade econômica nessa região”, afirmou o professor durante a entrevista a TV Correio.

Para simular o funcionamento de uma empresa no curso, o professor criou maquetes que representam unidades industriais. “Aqui a gente aprende não só o projeto, mas cada equipamento utilizado”, declarou uma aluna do curso.





“A construção da maquete uniu teoria e prática, pois para montar a mesma os alunos tiveram que estudar em que consiste o tratamento de minérios, de que é formada uma unidade de beneficiamento e   quais as principais especificidades para ser considerada uma unidade, mesmo que rústica”, concluiu Antônio de Pádua.

Assim, uma nova geração de profissionais surge no garimpo paraibano. Ao concluir o curso, os técnicos minerais usarão o conhecimento adquirido no dia a dia com as técnicas repassadas pelo professor Antônio de Pádua Sobrinho e estarão prontos para entrar de cabeça em uma atividade que a natureza oferece de graça a nossa região.
Confira abaixo a reportagem exibida em dezembro pela TV Correio.





Blog do Flávio Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…