PROFESSOR DE PICUÍ SE DESTACA NA CAPACITAÇÃO DE JOVENS NO SETOR MINERAL

Através de cursos técnicos em mineração, o professor capacita alunos para o mercado de trabalho.




Defensor do setor mineral, principalmente na região do Seridó paraibano, o professor Antônio de Pádua Sobrinho se destaca pelo trabalho na formação de jovens para o mercado de trabalho.

Através dos seus projetos, o professor ganha destaque na mídia estadual. No último mês de dezembro, o curso técnico em mineração, ministrado na cidade de Santa Luzia, foi destaque em um programa da TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba.



O curso desenvolvido na Escola de Ensino Médio Inovador Padre Jerônimo Lauwen beneficia 105 alunos, divididos em três turmas. A capacitação foi oferecida a unidade de ensino no ano de 2010 e desde então forma jovens para atuar na área.

Segundo o professor Antônio de Pádua, o curso prepara os jovens para trabalhar com aquilo que a região oferece. “Como nós sabemos, na nossa região do semiárido durante seis meses do ano eles são agricultores e durante seis meses são mineradores e a atividade mineral tem grande representatividade econômica nessa região”, afirmou o professor durante a entrevista a TV Correio.

Para simular o funcionamento de uma empresa no curso, o professor criou maquetes que representam unidades industriais. “Aqui a gente aprende não só o projeto, mas cada equipamento utilizado”, declarou uma aluna do curso.





“A construção da maquete uniu teoria e prática, pois para montar a mesma os alunos tiveram que estudar em que consiste o tratamento de minérios, de que é formada uma unidade de beneficiamento e   quais as principais especificidades para ser considerada uma unidade, mesmo que rústica”, concluiu Antônio de Pádua.

Assim, uma nova geração de profissionais surge no garimpo paraibano. Ao concluir o curso, os técnicos minerais usarão o conhecimento adquirido no dia a dia com as técnicas repassadas pelo professor Antônio de Pádua Sobrinho e estarão prontos para entrar de cabeça em uma atividade que a natureza oferece de graça a nossa região.
Confira abaixo a reportagem exibida em dezembro pela TV Correio.





Blog do Flávio Fernandes

Comentários