Pular para o conteúdo principal

POTENCIAL MINERAL DO SERIDÓ É ABORDADO EM LIVRO

Livro aborda setor da mineração e necessidade de ação governamental para melhorar a vida no local


Trilhas da Mineração no Seridó é o nome do livro que o pesquisador e geólogo José Aderaldo de Medeiros Ferreira da Cidade de Santa Luzia, Paraíba.  O livro explora uma realidade econômica e social dos moradores da região, mas ainda desconhecida pelo resto do país.

“É assim o Seridó: seco, sofrido, árido, onde a sobrevivência é difícil. Mas o território é querido e amado por todos os que lá nasceram e até pelos descendentes das famílias que desbravaram suas terras. Eles souberam conviver com secas e dificuldades, geraram mentes fortes de uma cultura pujante e extremamente arraigada aos seus costumes”, destaca Aderaldo.

O livro tem o apoio do Sebrae na Paraíba, que trabalha um Arranjo Produtivo Local (APL) de Minerais no local. “A partir da exploração mineral em pleno Seridó brasileiro, uma rica e sofrida região, a história se desenvolve. As riquezas encontradas no subsolo do local são o meio de sobrevivência de muitos moradores. Por isso, o Sebrae achou importante apoiar esta obra”, ressaltou o gestor do APL, Marcos Magalhães.

Mais do que trazer informações técnicas e científicas, Aderaldo também aproveita a obra para contar histórias. “No livro, personagens famosas e pessoas anônimas se envolvem com os mineradores. Tem também a história de um ninho de cobra preta, conhecida como mussarana”, comentou Marcos.

Trilhas da Mineração no Seridó também conta episódios extravagantes de exploradores de jazidas, os chamados noveau riche, e "causos" de malandragens que vitimaram pessoas menos experientes. Aderaldo conta, por exemplo, o caso de Joãozinho, que comprou pedras próprias para bijuterias pensando que eram valiosas.

AGENCIA SEBRAE PB COM BLOG SETOR MINERAL EM FOCO.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…