Pular para o conteúdo principal

Escritora Picuiense promove "Momentos de Autógrafos" na Festa de São Sebastião

Durante os dias 16, 17 e 18 de  janeiro durante as festividades da festa do padroeiro  de Picuí  São Sebastião 2015 , a advogada Picuiense  Fabiana Agra promoverá ‘Momentos de autógrafo”  onde os 2 livros da trilogia “ Picuí do Seridó” poderá ser adquiridos e autografados pela escritora em sua residência localizada na praça João Pessoa centro da cidade, nos seguintes horários de 8hrs as 11hrs e de 14hrs ás 18hrs.

 O livro "Picuí do Seridó dos primórdios até 1930”  regata a história do município de Picuí  como fazendo parte da Ribeira do Seridó. Seguindo o curso do rio Seridó, a autora conta a história do Seridó oriental paraibano e de parte do Curimataú, desde a pré-história, passando pelo massacre dos índios Tarairiús e a concessão das primeiras sesmarias na região, até o nascimento da República e seus reflexos no município de Picuí.

Já o livro Picuí do Seridó  Século XX  é mais um livro para conhecer Picuí do Seridó e, de quebra, relembra acontecimentos que marcaram não somente Picuí, mas a Paraíba, o Brasil e o resto do mundo. É um Barão de Araruna sendo apresentado  aos seus conterrâneos; é o herói de guerra Amando Cunha, que salta das páginas do libro com uma baioneta em punho; é peleja sacular das famílias Venâncio e Pereira; é a trajetória do Coronel Lordão. São os velhos carnavais, as disputas eleitorais, a estrada de ferro que nunca chegou.dentre outros fatos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…