Pular para o conteúdo principal

LIVRO PICUÍ DO SERIDÓ XX DA ESCRITORA FABIANA AGRA FAZ UM RESGATE DA MINERAÇÃO DO SERIDÓ PARAIBANO DESTACANDO O MUNICÍPIO DE PICUÍ


 No ultimo Sábado dia 1º de novembro de 2014, a escritora, jornalista e advogada Fabiana Agra lançou o livro  “Picuí do Seridó: Século XX”  a obra faz parte da trilogia” Parte I (1900 – 1950), o evento aconteceu  na casa de recepções “Flor de Mel” em Picuí reuniu diversas personalidades da região do Seridó e Curimataú Paraibano e Rio Grande do Norte, além  Vários intelectuais de natal, João pessoa, recife, campina grande, Caicó, entre outras localidades vieram  prestigiar   a escritora.

Em um dos capítulos do livro intitulado de “Picuí é de rocha”   a escritora faz um resgate da atividade mineral da região do Seridó destacando o município de Picuí,  descrevendo  um pouco da atividade mineral do município e região , trazendo aos leitores dados históricos, sobre  os minérios  encontrados no território paraibano e no subsolo Picuiense,  falando da  situação da atividade mineral  na atualidade,  além de trazer um tema que até hoje  chama muito a atenção na região que é sobre  a existência ou não de urânio em Picuí,  já que alguns moradores antigos relatam    que  as bombas atômicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki, foram construídas com o urânio saído da  região. esta historia esta sendo contada no livro. 


Segundo Fabiana Agra nesta obra ela  contou  com excelentes fontes relativas à mineração - dentre elas a monografia de Olivânio Remígio e vários trabalhos do técnico em mineração  Antonio De Pádua Sobrinho, histórias contadas por Francisco Cavalcante(Chico do correio), dentre outras fontes.

 O evento teve a cobertura da Creative TV, assim como a gravação do primeiro programa 'Sociedade VIP'  apresentado pelo jornalista Alzenado Macedo.  que entrevistou várias pessoas dentre eles o técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho que falou da sua contribuição no livro.

  Assista  o programa é só acessar www.canalctv






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…