Pular para o conteúdo principal

CURSO DE MINERAÇÃO DE SANTA LUZIA APRESENTA AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2014

Estudantes do Curso de Mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen, em Santa Luzia, participaram neste ano de uma série de atividades teóricas e práticas aplicadas pelo corpo de professores com o intuito de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem profissionalizante na instituição.
Sob a coordenação do professor Aderivaldo Nóbrega, o curso passou a contar com a colaboração do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande, que disponibilizou a Mina Escola do município para que os cerca de cem alunos pudessem participar das aulas práticas. “O resultado foi a confecção de maquetes feitas por eles e apresentadas na Feira de Ciência do Instituto Federal da Paraíba, no campus Picuí, as quais já estão sendo usadas para dinamizar as aulas”.

           
O objetivo do trabalho foi mostrar como ocorre a extração e o beneficiamento dos minerais até sua comercialização. “A partir da montagem da maquete, a turma teve mais facilidade para entender como ocorre a extração e o beneficiamento dos minerais partindo do estudo de que consiste o tratamento de minérios, de que é formada uma unidade de beneficiamento e quais as principais especificidades para ser considerada uma unidade, mesmo que rústica”, acrescentou o professor Antônio de Pádua Sobrinho.



Mais recente, os estudantes de mineração também fizeram o curso de produção e utilização de tijolo solo-cimento ministrado pelo professor Moab Lima. Os tijolos de solo-cimento são produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles só precisam ser umedecidos para que se tornem resistentes. A vantagem do tijolo ecológico é seu modo de construir mais barato, rápido, limpo e ecológico, além de serem produzidos sem corte de árvores e sem emissão de co².

“No curso, os alunos obtiveram informações sobre a produção e utilização do tijolo, conheceram os princípios e normas técnicas, como também conheceram os componentes, os instrumentos, as ferramentas e as máquinas utilizadas na sua produção. Eles finalizaram o curso com a construção de tijolos feitos por eles e também aplicaram o teste de qualidade”, disse o professor Pádua




SECOM-PB 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…