CURSO DE MINERAÇÃO DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO DE STª LUZIA-PB AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2014

Reunião com  o professor Dr. Elbert.
  (UFCG)
Este ano, o Curso de Mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen de Santa Luzia Paraíba, que tem como coordenador o professor Aderivaldo Nóbrega, desenvolveu  várias ações   na tentativa de consolidar a área profissionalizante da escola.


 Segundo o coordenado Aderivaldo Nóbrega durante este ano foi feita  uma parceria com o Departamento de Engenharia de Minas para utilização da Mina Escola  em Santa luzia pelos alunos que tiveram várias aulas no local, que resultou na produção de  maquetes que foram apresentadas  na IV Feira de ciências do IFPB – campus Picuí que estão sendo usadas para dinamizar as aulas, recentemente, em  parceria, intermediada pelo professor Antônio De Pádua Sobrinho, com o SENAI – Departamento regional da Paraíba,  os alunos do curso de mineração fizeram o   curso produção e utilização de tijolo solo-cimento. Que foi ministrado pelo professor Moab Lima.


Aula inaugural do curso Solo-cimento
Os tijolos de solo-cimento são produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles só precisam se umedecidos, para que se tornem resistentes. A vantagem é que o tijolo ecológico é um novo modo de construir mais barato rápido limpo e ecológico, tendo em vista que são produzidos sem corte de arvores e sem emissão de co².




“No curso os alunos obteram informações sobre a produção e utilização do tijolo, conheceram os princípios e normas técnicas, como também, conheceram os componentes, os instrumentos, as ferramentas e as máquinas utilizadas na sua produção, finalizando com construção de tijolos feitos por eles  que também fizeram o teste de qualidade dos mesmo. Ou seja, foi muito importante pois os alunos coloram realizaram uma atividade prática que com certeza contribuiu muito para a formação dos mesmo.” Destacou o professor Antonio de Pádua Sobrinho.


Sala onde os alunos têm aulas de geologia e serviços e  equipamentos da mineração entre outros conteúdos.
Aguardamos agora a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos nossos alunos.  A depender da nossa vontade, em 2015, continuaremos o nosso esforço para melhorar a qualidade do curso de Mineração e começarmos a sonhar com a ampliação e diversificação dos cursos.’ Disseram os professores.

Comentários