SANTA LUZIA- PB: ESTUDANTES DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO TIVERAM TRABALHO ACEITO PARA SER APRESENTADO NO IFPB-CAMPUS PICUÍ
Estudantes
do 1º ano do curso de mineração da escola estadual padre jerônimo
lauwen – da cidade de Santa Luzia Paraíba, orientados pelo pesquisador e
professor Antonio de Pádua sobrinho, tiveram o trabalho intitulado: "Construção
de maquete de beneficiamento de minério como ferramenta de práticas
educativas". Aceito para ser apresentado na IV Feira de Ciências do IFPB/Campus
Picuí que traz como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento
Social"
A feira ocorrerá entre os dias 24 e 25 de setembro de 2014
(quarta e quinta-feira) no IFPB/Campus Picuí, com várias atividades
programadas: exposição de experimentos, demonstrações científicas, salas
temáticas, oficinas, palestras e atividades culturais. A Comissão
Avaliadora informou que um total de 146 trabalhos foram inscritos, sendo 102
aprovados. Os trabalhos serão apresentados em forma de painéis ou stand. Os estudantes também estarão concorrendo a algumas
premiação
Consulte aqui a lista dos trabalhos aprovados e obtenha informações
sobre o evento: :http://conteudodigital.ifpb.edu.br/eventos/feiradecienciaspicui2014
As Feiras de Ciências são eventos em que os alunos são responsáveis pela
comunicação de projetos planejados e executados por eles. Durante o evento, os
alunos apresentam trabalhos que lhes tomaram várias horas de estudo e
investigação, em que buscaram informações, reuniram dados e os interpretaram,
sistematizando-os para comunicá-los a outros, ou então construíram algum
artefato tecnológico.
Segundo
o professor Antonio de Pádua, normalmente um bem mineral não pode ser utilizado
como é extraído, pois raramente ocorre no estado puro na natureza e em seus
jazimentos. Portanto necessita-se, de ser submetidos a algum tipo de
beneficiamento, visando seu aproveitamento industrial. A ampliação das
necessidades de descrição do meio trouxe a relevância de existir ciências que
trabalhem com beneficiamento, uma delas é a de tratamento de minérios.
“Apesar
de se uma disciplina técnica, os alunos promoveram um trabalho de construção de
uma maquete de uma unidade de beneficiamento de minério, para entenderem como funciona
a mesma. A prática educativa utilizada permitiu que os alunos compreendessem
melhor não apenas o funcionamento de uma unidade de beneficiamento, mas a
importância técnica de cada elemento e a relação entre a equipe criadora foi
melhorada em função do objetivo comum, atividades
como essas promovem a união entre teoria e prática.” Disse Pádua.
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