DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO É COMEMORADO NA PARAÍBA




No último sábado, dia 26 de julho, a CDRM/PB e o SEBRAE/PB, com o apoio do SENAI/PB e da Prefeitura Municipal de Frei Martinho, realizaram naquela cidade, o V Seminário Paraibano Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro. Sob o tema Agregando mulheres para agregar mais valor, o evento, além de homenagear a classe, teve como objetivo reafirmar a importância do cooperativismo e da formalidade no setor mineral, divulgar a atual situação e evolução obtidas por cada cooperativa assistida pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Minerais e Hidrogeológicos da Paraíba – PRODEMIN, valorizar o pequeno produtor, promover a troca de experiência entre as cooperativas e, sobretudo, despertar a consciência da importância da inserção da mulher na atividade mineira.

Mais de 250 pessoas participaram do evento, a maioria mineradores e seus familiares. Dentre elas, o Prefeito de Frei Martinho Aguifaildo Dantas, o Superintendente do DNPM/PB Guilherme Silveira, o Presidente da CDRM/PB Marcelo Falcão, o Gestor do Projeto APL Mineral do SEBRAE/PB, Marcos Magalhães, o representante do SENAI, Francisco Nunes, o representante da UFCG Prof. Antônio Pedro, estudantes de cursos de Mineração e empregados da CDRM/PB.



 Após a entrega de uma Permissão de Lavra Garimpeira – PLG pelo Superintendente do DNPM à Cooperativa de Mineradores de Pedra Lavrada – COOMIPEL, seguida de uma palestra motivacional, representantes de cinco das sete cooperativas das regiões do Seridó e Curimataú, fizeram uma apresentação sobre as suas conquistas, dificuldades e sonhos dos cooperados.
Antes da palavra final do Prefeito da cidade, o Presidente da CDRM/PB Marcelo Falcão fez um relato dos principais acontecimentos. Lembrou que na realização do primeiro seminário, em 2009, os organizadores do evento adquiriram brindes para distribuir entre os garimpeiros, como forma de atraí-los; hoje, nós fomos presenteados com pedras lapidadas pelas mulheres da COOGARIMPO de Nova Palmeira, que estão em fase de capacitação, para num futuro muito próximo, produzirem joias e bijuterias com as gemas do Seridó, concluiu Marcelo.

Fonte: Assessoria de Comunicação CDRM/PB

Comentários