Pular para o conteúdo principal

DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO É COMEMORADO NA PARAÍBA




No último sábado, dia 26 de julho, a CDRM/PB e o SEBRAE/PB, com o apoio do SENAI/PB e da Prefeitura Municipal de Frei Martinho, realizaram naquela cidade, o V Seminário Paraibano Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro. Sob o tema Agregando mulheres para agregar mais valor, o evento, além de homenagear a classe, teve como objetivo reafirmar a importância do cooperativismo e da formalidade no setor mineral, divulgar a atual situação e evolução obtidas por cada cooperativa assistida pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Minerais e Hidrogeológicos da Paraíba – PRODEMIN, valorizar o pequeno produtor, promover a troca de experiência entre as cooperativas e, sobretudo, despertar a consciência da importância da inserção da mulher na atividade mineira.

Mais de 250 pessoas participaram do evento, a maioria mineradores e seus familiares. Dentre elas, o Prefeito de Frei Martinho Aguifaildo Dantas, o Superintendente do DNPM/PB Guilherme Silveira, o Presidente da CDRM/PB Marcelo Falcão, o Gestor do Projeto APL Mineral do SEBRAE/PB, Marcos Magalhães, o representante do SENAI, Francisco Nunes, o representante da UFCG Prof. Antônio Pedro, estudantes de cursos de Mineração e empregados da CDRM/PB.



 Após a entrega de uma Permissão de Lavra Garimpeira – PLG pelo Superintendente do DNPM à Cooperativa de Mineradores de Pedra Lavrada – COOMIPEL, seguida de uma palestra motivacional, representantes de cinco das sete cooperativas das regiões do Seridó e Curimataú, fizeram uma apresentação sobre as suas conquistas, dificuldades e sonhos dos cooperados.
Antes da palavra final do Prefeito da cidade, o Presidente da CDRM/PB Marcelo Falcão fez um relato dos principais acontecimentos. Lembrou que na realização do primeiro seminário, em 2009, os organizadores do evento adquiriram brindes para distribuir entre os garimpeiros, como forma de atraí-los; hoje, nós fomos presenteados com pedras lapidadas pelas mulheres da COOGARIMPO de Nova Palmeira, que estão em fase de capacitação, para num futuro muito próximo, produzirem joias e bijuterias com as gemas do Seridó, concluiu Marcelo.

Fonte: Assessoria de Comunicação CDRM/PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…