INDICADORES SOCIOECONÔMICOS SÃO MAIS ALTOS EM CIDADES PARAIBANAS COM COOPERATIVAS

Foto: André Pacelli
“Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”. Este foi o tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para o 92º Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste sábado. Na Paraíba, o setor já atinge esta meta, segundo alguns indicadores socioeconômicos. Dados do Sistema OCB/PB (Sindicato e Organização das Cooperativas da Paraíba) mostram que em 36 municípios onde há cooperativas, a média do IDH é de 0,619 – 6,4% maior que a média das cidades onde não há cooperativas (0,582). Foi verificado, ainda, que nos municípios paraibanos onde o cooperativismo está presente o PIB per capita é 47,9% maior que o das demais localidades.

“Nossas cooperativas, em cada ramo, têm tido participação destacada na economia, gerando crescimento econômico e incremento social na região onde elas estão inseridas”, avalia o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli (Foto) Conforme dados da entidade, existem no estado pelo menos 139 cooperativas ativas em 13 ramos econômicos. Estas cooperativas envolvem diretamente mais de 50 mil pessoas, entre cooperados e trabalhadores.

“Considero que já temos um número expressivo de cooperados e de empregados. Vale frisar que estes são empregos diretos, sem contar com os indiretos. Por exemplo, o sistema Unimed movimenta toda uma cadeia composta por clínicas privadas, hospitais e laboratórios, que emprega uma massa importante e qualificada. Sem contar que os empregos gerados por nossas principais cooperativas dos ramos saúde e crédito tem uma massa salarial relativamente alta”, destaca André Pacelli.
Mais fortes nos principais centros urbanos do estado, as cooperativas de saúde e de crédito se destacam em número de cooperados, trabalhadores e participação no mercado. Mas o presidente do Sistema OCB/PB observa que, nos últimos anos, o setor também cresceu em outras áreas com o surgimento de novas cooperativas em ramos como transportes, agricultura familiar e trabalho (assistência técnica rural) e MINERAÇÃO.

O cooperativismo de transportes, por exemplo, foi impactado pelo crescimento do turismo e por novidades como a nova lei que regulamenta o transporte alternativo. Para a presidente da cooperativa Extremo Transportes e Turismo, Paola Frassinete, o setor cresceu pela necessidade dos próprios empreendedores do setor. “A cooperativa é uma forma de o pequeno ter empresa. E a área de transportes foi uma das que avançaram mais. Eu acredito que, até por causa desta nova lei do transporte complementar, vão surgir ainda mais cooperativas”, comentou.
Paola lembra que para o setor cooperativista crescer é preciso que cada vez mais pessoas entendam o que é uma cooperativa e como o setor funciona. “Cooperativas são pessoas que juntam para que haja crescimento equitativo de todos”, resume.
Potencial para avançar – O economista Rafael Bernardino, que tem atuado como consultor em vários setores do cooperativismo paraibano, acredita que o modelo cooperativista pode ser uma das soluções para o crescimento da economia paraibana. “É preciso que as pessoas tomem conhecimento e entendam que a empresa cooperativa é a melhor alternativa para a organização econômica da sociedade, quando não se pode contar com elevada quantidade de empreendedores detentores de capital para investimentos produtivos, como é o caso do estado da Paraíba”, 

Fonte: http://www.paraibacooperativo.coop.br/

Comentários