Pular para o conteúdo principal

FREI MARTINHO PB: MUNICIPIO SEDIARÁ V SEMINÁRIO PARAIBANO COMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO






A CDRM/PB,  SEBRAE/PB, Cooperativas de Mineradores do Seridó e Curimataú Paraibano  com o apoio da prefeitura municipal de Frei Martinho  estão  promovendo o   V SEMINÁRIO PARAIBANO COMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO,  o evento  acontecerá neste  dia 26/07/2014, sábado, na cidade de Frei Martinho – PB. Com o tema: “Agregando mulheres para agregar mais valor”.


 O evento é destinado aos pequenos mineradores, empresários, cooperativas, profissionais da área e estudantes do curso técnico em Mineração, o evento será realizado no clube Edvaldo Mota.  O credenciamento será feito à partir das 8h, os participantes,  terão direito a almoço gratuito.

 Segundo o técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho o evento teve seu início ainda no ano de 2008, quando houve a sansão do Estatuto do Garimpeiro pela Presidência da República, que garantiu à profissão benefícios e responsabilidades, bem como, um dia nacional comemorativo para a classe,  que  já foi realizado nos municípios de Pedra Lavrada, Junco e Várzea, Nova Palmeira e Picuí.

 Durante  a realização do evento o grupo de estudos SETOR MINERAL EM FOCO, composto pelo  geólogo e professor do IFPB Campus Picuí, Francisco de Assis Souza e pelos técnicos em mineração Antonio de Pádua Sobrinho, Paulo Sales e Anselmo Araújo, estarão  com uma exposição, divulgando  o potencial mineral de Picuí e da região,  além dos trabalhos e ações  que estão  desenvolvendo em prol da pequena mineração e em prol do fortalecimento do curso de mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen de Santa Luzia-PB,  com distribuição de Folders mostrando um pouco da situação atual e avanços desta atividade mineral aqui  em Picuí  e na região do Seridó Paraibano foco de suas pesquisas, segundo eles o  objetivo  é chamar a atenção dos envolvidos  e participantes para esta atividade tão promissora, indicando  os problemas    discutindo a problemática e juntos   buscarem  soluções.


Veja programação abaixo.
PROGRAMAÇÃO
08h30 – Abertura do Evento
08h50 – Palestra Motivacional
Psicólogo Washington José Pessoa
09h30 – Apresentação da Cooperativa 1
09h50 – Apresentação da Cooperativa 2
10h10 – Apresentação da Cooperativa 3
10h25 – Intervalo para lanche
10h50 – Apresentação da Cooperativa 4
11h10 – Apresentação da Cooperativa 5
11h30 – Apresentação da Cooperativa 6
11h50 – Apresentação da Cooperativa 7
12h05 – Encerramento
12h20 – Almoço ao som da banda Forró Cobiço



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(VIDEO) ENGº DE MINAS DA CIDADE DE PICUÍ FOI DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR

Em Pindobaçu (BA), conhecida como a capital mundial da esmeralda, garimpeiros encontraram recentemente uma preciosidade que pode valer dezenas de milhões de reais. Trata-se de uma rocha de 1,30 m e 365 kg, cravejadas de esmeraldas, um verdadeiro tesouro geológico debaixo do solo brasileiro. O Domingo Espetacular entrou na mina de origem da pedra e mostra qual deve ser o destino dela. Acompanhe! Na o ocasião o   Engenheiro de Minas, da cidade de Picuí, Paraíba,  Marcelo Araújo Santos,  formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Falou sobre a mina.
Veja a reportagem: 




Setor mineral em foco com domingo espetacular.

MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

A MINA ESCOLA EM SANTA LUZIA PODE SER USADA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MINERAÇÃO.

A Mina Escola  fica  localizada as margens da BR-230 que corta o Sertão do Estado da Paraíba, quem passa pela cidade de Santa Luzia com destino à  Patos ou de Patos destino à Campina Grande,  consegue ver suas instalações.
Segundo o técnico em Mineração Antônio de Pádua Sobrinho, a Mina Escola   apesar de está desativada continua sendo um  verdadeiro laboratório podendo  ser utilizada para a realização de  aulas práticas para  estudantes de Engenharia de Minas, de Geologia, e de técnicos em mineração ou até mesmo como ferramenta para projetos que buscam o desenvolvimento da Mineração no Estado. “Percorrendo as instalações da Mina é possível observar que muitas aulas podem ser ministradas no local, como de Geologia, Lavra, desmonte de rochas e beneficiamento de Minérios, ou quem sabe utiliza-la  para o turismo,tendo em vista o seu valor histórico e cultural,  em sua maioria desconhecido pelas gerações mais jovens,  seria  uma forma de preserva esse patrimônio  como acontece em algumas M…