ATIVIDADE MINERADORA DE PICUÍ E FREI MARTINHO FOI DESTAQUE EM CONGRESSO EM CANCÚN NO MÉXICO

O  geólogo e  professor do IFPB Campus Picuí Francisco de Assis Souza (Foto), esteve  representando  a atividade mineral do Seridó Paraibano  durante o “Shechtman Internactional Symposium on Sustainable Mining, Minerals, Metal and Materials Processing” (Simpósio Internacional Sustentável de Mineração, Minerais, Metal e Tratamento de Materiais),  realizado de 29 de junho à 4 de julho em Cancún, no México.

O professor  apresentou os trabalhos  intitulados  “Mineração e processamento mineral em pegmatitos: exemplo na região do Seridó, Paraíba – Brasil” e “Mineração: um método misto para exploração mineral em pequenos Pegmatitos na Província Borborema, na Paraíba”. os trabalhos são de sua  autoria e dos técnicos em mineração Paulo Sales e pelo técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho      que é professor da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen de Santa Luzia, Paraiba.

O congresso  foi organizado por um comitê internacional que composto por  seis continentes: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul.  bem como as universidades de todo o mundo.
Segundo  Antonio de Pádua Sobrinho o professor Souza  além de divulgar o setor mineral da  Paraíba,   mostrou   como é  feita a exploração  mineral no Seridó  Paraibano e como é realizado  o processamento mineral em pegmatitos  destacando  os  municípios  de Picuí e Frei Martinho.


 “ Recentemente  idealizamos  o projeto “Garimpo bom, mineração responsável”, que tem por objetivo realizar um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração também as questões ambientais dos garimpos, já realizamos várias ações na região dentre elas palestras, debates, exposições focando a temática e chamando a atenção das autoridades  locais para a problemática existente.” Disse


Comentários