CDRM/PB REALIZA AÇÕES DE EXTENSIONISMO MINERAL DO SERIDÓ

Na semana passada técnicos da CDRM/PB, juntamente com o Presidente Marcelo Falcão, estiveram na região do Seridó , levando assistência técnica aos pequenos mineradores dos municípios de Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Frei Martinho.

Os trabalhos tiveram início em Pedra Lavrada. A equipe dirigiu-se até a localidade Serra Branca, onde a COOMIPEL detém uma área de lavra de minerais de pegmatito, para orientação sobre a utilização de explosivos, comercialização dos produtos e assuntos relacionados a Licenças Ambientais e exigências do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

Durante a visita, foi apresentada aos cooperados, a estudante do curso de Mineração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB/Picuí, Damásia Lucena, estagiária da CDRM/PB, que sob a orientação do Engenheiro de Minas José Soares de Brito, irá mapear as ocorrências minerais, para subsidiar o planejamento das atividades de lavra da área.

Em Nova Palmeira e Frei Martinho, a pauta foi relacionada aos projetos que serão implantados através do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE. Esses projetos serão conveniados entre as cooperativas COOGARIMPO e COOPERMINERAL, respectivamente, e a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – SEDAP e financiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA e Governo do Estado da Paraíba. Serão implantadas duas unidades de classificação artesanal de mica em Frei Martinho e uma unidade de fundição para produção de joias e bijuterias, utilizando como protagonistas as gemas do Seridó paraibano. Ambos os projetos são direcionados às mulheres da comunidade minerária da região.


Fonte: Assessoria de Comunicação CDRM/PB 

Comentários