SEMINÁRIO DISCUTE PRODUÇÃO MINERAL DO CARIRI E SERIDÓ EM SOLEDADE PARAÍBA.

O patrimônio mineral do Cariri e Seridó ganha toda a atenção que merece no Seminário Produção Mineral no Cariri Paraibano: potencialidades e desafios, que ocorre neste sábado, 3 de maio, no Centro de Soledade. O evento é uma iniciativa de produtores da região que pediram e receberam apoio técnico e institucional do Centro Cultural do Cariri – CUCA e do jornalista Evaldo Costa.

A empresa de consultoria internacional Projetec realizou a primeira etapa de um estudo sobre a situação atual da produção da região. O documento será apresentado durante o evento pelo engenheiro João Recena, principal responsável pela coordenação dos estudos. Outros especialistas na área abrirão espaços para debater as principais questões que envolvem a valorização e o crescimento da produção mineral na Paraíba.

O crescimento da economia do semiárido nordestino é um desafio que se enfrenta de longa data. Tendo em vista as restrições climáticas, o semiárido apresenta sérias dificuldades para a promoção da agricultura, atividade que geralmente é a responsável pelos primeiros estágios do desenvolvimento econômico de qualquer região.

A experiência demonstra que em regiões com essas características, deve-se tirar partido de toda e qualquer atividade produtiva que possa mostrar-se economicamente viável.
O tema envolve diretamente o desenvolvimento sustentável, com geração dezenas de milhares de emprego e renda para o interior, envolvendo centenas de empresas de todos os portes. Tal larga abrangência só é possível porque a exploração mineral, algo ainda insipiente na região, demanda por assistência técnica, capacitação profissional e crédito para os empreendedores.

Apontam-se aqui e ali empresários que, entusiasmados com as perspectivas do setor e convencidos de sua importância para a promoção do desenvolvimento econômico, procuram chamar a atenção das autoridades e dos órgãos de fomento para a importância de se valorizar a produção mineral na região.

Para conhecer melhor o potencial e discutir o futuro dessa atividade, convidamos estudantes, empresários, produtores ou apenas interessados em conhecer melhor a produção mineral da região, para participar do encontro e ver de perto as novas ideias para expandir o setor e contribuir para o desenvolvimento do Cariri e Seridó paraibano.



Comentários