O TÉCNICO EM MINERAÇÃO ANTONIO DE PÁDUA SOBRINHO PROFERIU PALESTRA PARA PEQUENOS MINERADORES EM SÃO VICENTE DO SERIDÓ PARAÍBA.

Adicionar legenda
O técnico em mineração, professor, pesquisador dos recursos minerais na região do Seridó Paraibano  e estudante de agroeoclogia do IFPB campus Picuí, Antonio de Pádua Sobrinho, que atualmente vem desenvolvendo um trabalho de divulgação sobre as ações realizadas pelo governo do estado da Paraíba, através da companhia de desenvolvimento dos recursos minerais do estado -CDRM,  e seus parceiros,  em prol  do desenvolvimento da atividade mineral, na região e estado,  através de trabalhos e palestras, destacando  os avanços, as ações desenvolvidas,  resultados alcançados e esperados,  além dos desafios do setor.   buscando  despertar e conscientizar os pequenos mineradores sobre a   importância do cooperativismo,como propulsor da atividade mineral.


Neste domingo dia 02 de junho de 2013, Pádua, a convite de Claudino  Castro, representante  da região de Seridó,que vem desenvolvendo trabalhos na região através de associações,  proferiu uma palestra voltada para pequenos mineradores no município de São Vicente do Seridó, com o objetivo de mostrar a importância do cooperativismo, como agente propulsor da atividade mineral  no município, tendo  em vista o grande  potencial e o número de famílias que depende da atividade, na localidade. 



Na palestra, o técnico, falou da importância dos pequenos mineradores em uma cooperativa,  o que é cooperativa, princípios clássicos, objetivos,  importância, funcionamento, estrutura, destacando os ganhos significativos para os pequenos mineradores,  que terão  a profissão regulamentada, participação direta nas vendas e nos lucros,além de  cuidados com a segurança, saúde e meio ambiente,   é notório os  ganhos   para o município, região  e estado,  principalmente para as questões tributárias, ambientais e sociais. com a mesma, além de repassar orientações para os presentes  mostrando que a união é fundamental para que o setor conquiste sustentabilidade. e que a legalização da atividade mineradora começa com o título minerário que é obtido a partir da formalização da cooperativa.
 


Em seguida apresentou um diagnostico da atividade mineral feito por ele no município de Picuí- mostrando ao antes e o depois da cooperativa,  as ações e resultados já alcançados,  as vantagens da formalização e legalização da atividade. “ Este contato com os mineradores e com a comunidade extrativa mineral é de extrema importância, porém é preciso que todos estejam envolvidos e comprometidos com estes  projetos pois sem cooperação não haverá avanços, apesar dos recursos financeiros e ações desenvolvidas, a organização destes mineradores é fator preponderante, para mudarmos esta realidade ”Concluiu Pádua

















Comentários