Nova Palmeira PB: CDRM elabora projeto que beneficiará Cooperativa dos mineradores do municipio

Na última quarta-feira (29) na cidade de Nova Palmeira, um novo projeto que vem sendo elaborado pela CDRM/PB, foi apresentado a mais de 40 mulheres de mineradores da Cooperativa de Garimpeiros de Nova Palmeira – COOGARIMPO. A reunião contou com a presença do Presidente da COOGARIMPO Francinaldo Silva, o gestor de APL de Minerais da Paraíba Marcos Magalhães e o Diretor Presidente da CDRM-PB Marcelo Falcão.

Beneficiando a cooperativa com a implantação de uma unidade de produção de joias e bijuterias finas, o novo projeto, que conta com uma parceria entre a CDRM/PB, o SEBRAE e o Projeto Sustentável das Regiões do Cariri e Seridó – PROCASE, é um acréscimo de capacitações em design e fundição ao projeto inicial do COOPERAR que continha apenas corte e lapidação de pedras.

O PROCASE é um programa que desenvolve um conjunto de ações voltadas à erradicação da pobreza no meio rural, financiadas com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. Esta é a primeira vez, em todo o mundo, que o FIDA destina recursos à área mineral.

Para Marcelo Falcão, Diretor Presidente da CDRM-PB, não é simplesmente o recurso investido que faz com que projetos como esse prosperem, mas sim o empenho, a vontade de mudança e de crescimento, que essas mulheres vêm demonstrando. “O comprometimento da comunidade com o projeto que hoje é visível, é a nossa grande esperança para vencermos todos os gargalos que hão de vir”, acrescenta o Diretor.

Gemas do Seridó – Com essa capacitação através do SEBRAE/PROCASE MINERAL, aliada aos investimentos do Projeto COOPERAR, a cooperativa tornar-se-á apta a fazer funcionar uma linha de montagem composta por lavagem, corte, polimento, lapidação, fundição e montagem das peças.
O intuito do projeto é a agregação de valor às gemas que ocorrem nos pegmatitos da Borborema. As coleções serão baseadas nas características do semiárido paraibano, remetendo a vivência daquela região, uma coleção de Gemas do Seridó.

Fonte: Assessoria CDRM/PB. (Agamenon Porfírio) 




Comentários