Picuí-PB: Antonio de Pádua Sobrinho ministra palestra para professores e estudantes de mineração em Santa Luzia-PB


         O técnico em mineração estagiário da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais do estado da Paraíba-CDRM e estudante de agroecologia do IFPB, Campus Picuí , Antonio de Pádua Sobrinho , ministrou nesta terça-feira 21 de agosto do ano em decurso , uma palestra  para professores e estudantes do curso técnico em mineração da escola E. E. Pe. Jerônimo Lauwen –em Santa Luzia Paraíba , sobre a sustentabilidade  na mineração e as ações do governo estadual no setor mineral da Paraíba.  

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), implementou este ano  o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em 15 escolas localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) da rede estadual de ensino. Em Santa Luzia- Paraíba a escola selecionada para oferecer curso  do Proeja  foi a E. E. Pe. Jerônimo Lauwen – que foi contemplada com o  curso Técnico em  Mineração).

A mineração  tem sido  prioridade  para o governo do estado o setor mineral é um dos arranjos produtivos que mais  adquiriram recursos este ano, por meio do  programa Empreender –PB , nova linha de crédito criada pelo governo ,que além do empréstimo financeiro tem dado todo apoio técnico,o  projeto de mineração do estado é uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado –SETED-PB ,  da  universidades Federal  de  Campina Grande –UFCG ,  SUDEMA ,  SEBRAE-PB ,Departamento Nacional de Produção Mineral -DNPM, e da  Companhia de Recursos Minerais do Estado da Paraíba  CDRM- que  tem sido uma grande parceira com uma equipe com engenheiros de minas , geólogos e técnicos em mineração , a instituição contratou  estagiários para    prestar assistência as cooperativas   de mineradores na região do Seridó Paraibano como é o caso do técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho que dá apoio as cooperativas de mineradores de Picui e Frei Martinho  e do engenheiro de minas Claudio Equiberto que dar suporte a cooperativa de mineradores de Pedra Lavrada  ,  além de legalização dos garimpo  as questões  ambientais tem sido prioridade da instituição.

       Antonio de Pádua  iniciou a palestra falando que o  subsolo do Estado da Paraíba, é constituído por rochas  portadoras  de  bens  minerais  de  grande valor econômico, e que  a indústria  extrativa  mineral Paraibana  envolve o aproveitamento econômico de aproximadamente 24 substâncias minerais, incluindo minerais metálicos, não-metálicos, água mineral  e  rochas ornamentais de emprego direto na construção civil, contribuindo para o  desenvolvimento socioeconômico de várias microrregiões.   “O curso Técnico em Mineração instalado em Santa Luzia é de extrema importância para a região,  estará formando profissionais para atuar em um mercado competitivo e em constante transformação em nosso estado , os profissionais que sairão da a E. E. Pe. Jerônimo Lauwen serão absorvidos tanto pelo mercado da região que necessita desses profissionais  como por estados vizinhos.”Disse


 Em seguinda ele  destacou  os impactos  ambientais gerados pela atividade   e disse  que os  futuros e técnicos  devem  visar sempre a utilização racional dos recursos com   planejamento antes de iniciar os trabalhos  , e que além das licenças que eles devem obter junto aos órgãos do meio ambiente . é   importante  fazer um plano de recuperação de área degradada (PRAD), que dever ser desenvolvido a partir de um diagnóstico ambiental da área a ser  explorada ,  e que  é  preciso  abordar técnicas que  integrem  alternativas sustentáveis de extração ,  a mineração, precisa crescer de forma sustentável e o curso técnico em mineração,  é um passo importante para este crescimento .  “Sou a favor da extração racional  é necessário que se desenvolva no minerador a consciência de que é preciso mitigar  os danos causados ao meio ambiente, assim como é necessário que a sociedade entenda que a mineração é fonte geradora de renda e emprego, auxiliando de forma significativa no desenvolvimento de determinadas regiões e que possível aproveitar os recursos minerais existente ,  satisfazendo as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.” Frizou
  

  O técnico Concluiu  a palestra apresentando as seguintes  recomendações que para ele é o caminho  para atingir a SUSTENTABILIDADE NA MINERAÇÃO :  fortalecimento do cooperativismo mineral  no estado tornando as cooperativas de mineradores  competitivas para o  mercado, reduzindo a informalidade e garantindo melhores condições de trabalhadores , manutenção do processo de formalização pois  ainda existem muitos na informalidade e que é preciso reverte esta realidade , escolarização de Jovens e Adultos, programa de capacitação permanente, educação ambiental , plano de Estadual de fomento à Mineração.

   A palestra teve como objetivo   despertar na comunidade escolar  a conscientização para a preservação do meio ambiente, já que na escola foi criado o projeto AMA, Agentes do Meio Ambiente, idealizado pela professora Ana Leda e pelo professor José Aderivaldo, O projeto abrange os seguintes  temas:  meio ambiente, desenvolvimento sustentável, contexto local, entre outros temas que serão desenvolvimentos dentro das ações.



Comentários