Santa Luzia-PB: Escola Estadual oferece curso de Mineração


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), implementou este ano  o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em 15 escolas localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) da rede estadual de ensino.

 Para a gerente de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Maria Oliveira, o Proeja favorece a aprendizagem do aluno, estimulando sua permanência na escola porque, comumente, ele acaba desistindo pela falta de perspectiva em relação ao currículo.

 O programa busca oferecer incentivo aos alunos, levando a sua realidade para a sala de aula e tornando esse aprendizado mais prazeroso. “Então, ao terminar o Proeja, o aluno sairá com formação integral, técnica e profissional”, esclareceu.

Os cursos oferecidos pelo Proeja contemplarão o mundo do trabalho por meio dos eixos que norteiam a Educação na Paraíba: identidade, cultura, cidade, campo, comunicação, tecnologia, cidadania e trabalho. 

   Em Santa Luzia- Paraíba a escola selecionada para oferecer curso  do Proeja  foi a E. E. Pe. Jerônimo Lauwen – que foi contemplada com o  curdo Técnico em  Mineração). O curso além de  forma profissionais para o setor que esta muito carente nessa área , ainda resgatará  história  econômica da região que tem grande vocação mineral..

  A Criação deste curso no município esta  ligado a tradição e a situação geográfica, historicamente todo o processo para a exploração de recursos minerais no seridó e , portanto , na principal  região , tradicionalmente mineira do Nordeste , foi iniciado no território do antigo município de Santa Luzia , hoje desmembrado em cinco novos , os quais os quais guardam as mesmas características e mesmas afinidades econômico-sociais  do primitivo.

   “O curso Técnico em Mineração instalado em Santa Luzia é de extrema importância para a região,  estará formando profissionais para atuar em um mercado competitivo e em constante transformação em nosso estado , os profissionais que sairão da a E. E. Pe. Jerônimo Lauwen serão absorvidos tanto pelo mercado da região que necessita desses profissionais  como por estados vizinhos .” Disse Antonio de Pádua Sobrinho Técnico em Mineração Estagiário da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais do Estado da Paraíba-CDRM-PB  

Comentários