Picuí -PB: IFPB realizou palestra sobre legislação ambiental na mineração


Durante a 1ª semana do meio ambiente do Campus Picuí, realizada de 04 a 06 de junho do ano em decurso. Aconteceram varias palestras  que abordaram questões ambientais, visando  despertar na comunidade acadêmica a conscientização para a preservação do meio ambiente. Dentre essas palestra o professor, consultor e engenheiros de minas, Antonio Leite ministrou uma palestra sobre gestão ambiental na mineração. Que contou coma presença de professores e estudantes do curso técnico em mineração.

O Professor falou importância da gestão ambiental em um projeto de mineração, tendo em vista os impactos gerados pela atividade ao meio ambiente,  e que os  futuros e técnicos  devem  visar sempre a utilização racional dos recursos, com   planejamento antes de iniciar os trabalhos  , e que além das licenças que eles devem obter junto aos órgãos do meio ambiente , é importante  fazer um plano de recuperação de área degradada (PRAD), que dever ser desenvolvido a partir de um diagnóstico ambiental da localidade.

Para o professor as empresas de mineração precisam abordar técnicas que  integrem  alternativas sustentáveis de exploração, e a gestão   ambiental deve ser  fator preponderante  em seus projetos antes de se  iniciar as extrações.



O professor atua no segmento de mineração por meio da sua própria empresa a CONSULMINA-MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE, prestando serviços de consultor às empresas de mineração, sua sede se localiza na cidade do Recife-PE, em breve sendo inaugurada uma filial na cidade de campina grande-PB. A empresa atende  pequenas, médias e grandes empresas de mineração, oferecendo suporte técnico na área ambiental e mineral, tem sido destaque no que existe de mais novo em consultoria, comprometendo-se com o bom atendimento, oferecendo serviços ágeis junto aos órgãos fiscalizadores. Criando soluções técnicas para assegurar seus clientes no pleno exercício de seus direitos.






“A mineração, precisa crescer de forma sustentável e o curso técnico em mineração,  é um passo importante para este crescimento. Os profissionais que sairão daqui  do IFPB poderão ser absorvidos não só pelo mercado da Paraíba e estados vizinhos, mas por estados mais distantes existem estados  no Brasil que necessita desses profissionais.” Disse o professor





Comentários