PICUÍ-PB: IFPB apoia projeto social sobre garimpo


“Garimpo em Picuí: Os homens por trás da História” é o tema da quarta ação do Projeto Social Filhos da Mãe, no Cariri paraibano em realização até o dia 30 de julho, no centro de Picuí.
A ação conta com o apoio do IFPB Campus Picuí, sobretudo do curso de técnico em mineração. “Através deste projeto, os alunos do técnico em mineração, tem a oportunidade de resgatarem e conhecerem a história da mineração da região, é importante também para eles visualizarem na prática como funciona a atividade”, explica a Diretora de Ensino do Campus Picuí, Maria das Graças Negreiros.

“Garimpo em Picuí” é uma homenagem aos garimpeiros do Seridó, através de uma mostra fotográfica, explica a organizadora do projeto, a Assistente Social Maria de Fátima Gomes Macedo.  A proposta da mostra é contribuir para o fortalecimento de um dos principais segmentos econômicos da região, além de valorizar a categoria, resgatar a história e oportunizar às crianças e adolescentes o contato com valores relacionados a sua origem.

As fotografias abordam a figura humana no garimpo, as ferramentas utilizadas na extração e no beneficiamento, o primitivismo e a carência de evolução tecnológica além de flagrantes da vida no garimpo, o olhar do artista diante da rotina e das tradições.

Os resultados já superam as expectativas. Em apenas um mês de exposição, o evento já conta com mais de 1.400 visitas. “É uma forma de reconhecimento do trabalho dos garimpeiros e uma recordação para eles mesmos. É gratificante ver o semblante deles ao se identificarem nas fotografias. Parece uma coisa singela, mas para essas pessoas tem um grande valor”, conta Fátima.

A mostra está sendo realizada na Casa de Reiman, na Rua Coronel Manoel Lucas, nº26, Centro, no período de 01 de maio a 30 de julho. O horário de visitação é de segunda a sábado, nos turnos da manhã, tarde e noite. Há alunos bolsistas do curso técnico em mineração na exposição para recepcionar os visitantes e dar explicações sobre o assunto.
O projeto conta com o apoio do IFPB Campus Picuí, da Cooperativa dos Mineradores de Picuí, Governo Municipal, ARML Mineração do Nordeste, JR Mineração, Riisa Jóias e HP Minérios.


Comentários