ÓDIO E INVEJA, SENTIMENTO NOCIVO OU DOS INCOMPETENTES!


 Artigo Publicado pelo colunista do portal do curimataú , José Onildo de Nedreiros -Picuí pb

Como dizia a minha avó, na sabedoria dos antigos, a inveja mata. E  hoje se sabe que este é realmente um sentimento muito sério, capaz de  causar enormes prejuízos tanto ao invejoso quanto ao invejado, porque  contém grandes cargas de energia negativa. Por que não eu? É assim que o invejoso se indaga, sem se ater ao fato de que a inveja é um obstáculo
que inviabiliza os seus próprios sonhos.  

A busca pela felicidade é um  objetivo comum a todas as pessoas. Todo mundo tem direito a um lugar ao  sol, basta saber e querer chegar. O êxito e o fracasso são separados  apenas pela linha tênue da ousadia. Ouse, então! Jogue-se nos braços da  vida e faça suas coisas acontecerem. A inveja é um sentimento que  intoxica que envenena a alma e que desvia os invejosos dos objetivos aos quais eles deveriam dar mais importância. Viver bem é ser feliz com o  que se tem e ainda manter-se forte para buscar o que falta.

A predisposição de alguns de se sentirem contrariados com  felicidade do irmão faz com que tudo à sua volta pareça pesado,  negativo, obscuro. Para os que se deixam dominar pelo espírito maligno  da inveja, o querer não é poder. A esses resta a lamentação, o olho  grande, o rancor e o desejo inócuo de querer para si o que é do outro.  Vigie seus sentimentos. Não queira ferir e nem atropelar a felicidade de ninguém, por achar que as coisas boas só acontecem com os outros. O sol brilha pra todos, sem privilegiar ninguém. Abra a janela e veja. A luz  que um vê é a mesma luz que ilumina todos os olhares do mundo.
Dizer que a inveja é a arma dos incompetentes é meio perigoso,  porque não é possível generalizar sem conhecer a história de cada  pessoa. Além disso, existem maneiras diversas de reagir a esse  sentimento. Para alguns, ele se torna um estímulo para chegar onde o  outro está. Para outros, incapazes de se mover, ele se transforma em  ódio, raiva e toda sorte de sentimentos negativos, onde a pessoa que  odeia acabará por manifestar através de palavras e atos esse sentimento  tão terrível. Não é possível odiar no anonimato por muito tempo. 

O ódio  se concretiza e por isso devemos ter cautela quanto à proliferação desse sentimento em nosso coração. Seja como for, não deixa de ser um  comportamento nocivo, pois faz o próprio invejoso sentir-se infeliz,  diminuído, complexado e frustra. Qualquer frustração, por menor que seja, torna-se um espinho  gigantesco cravado no coração de quem trocou a esperança de viver dias  melhores, pela inveja que faz a gente se deixar sempre em último lugar.  Se a felicidade do próximo nos perturba, que tipo de felicidade nós  podemos querer para nós mesmos? Ficarmos abatidos por um sonho  temporariamente desfeito é perfeitamente normal. O que não é normal é a  gente sofrer quando vê outra pessoa feliz.
O sucesso é o resultado do  merecimento e da perseverança de cada um. 

O fracasso é apenas uma  vírgula no tempo, ou uma pedra no caminho das nossas conquistas. As pessoas que se deixam levar por esse sentimento maldito, que  insiste em querer desbotar a alegria dos seus semelhantes, certamente  não são movidas pelo bom impulso que conduz os merecedores à vitória.  Inveja não é atalho. Inveja não é solução. Inveja não é luz no fim do  túnel. A inveja é uma nódoa que mancha as faces daqueles que deixam de  lutar suas próprias guerras para se ocuparem com o alheio. A inveja não acrescenta, não eleva e não ameniza. Pelo contrário.  Ela só atrasa a vida de quem sente. Porque feliz é aquele que se alegra  com a felicidade do próximo. Feliz é aquele que se espelha no vitorioso  para alcançar também a sua glória. Quem semeia boa sorte colhe frutos  mais doces. Quer chegar a algum lugar? Inspire-se e vá à luta. Dispa-se  da inveja e vista as cores do bem querer. Viva e deixe viver! O que é do homem a inveja não come. Depois de todo esse pensamento, podemos  indagar: “O ódio e a inveja são sentimentos nocivo ou dos incompetentes! ”.
 
Fonte: http://www.portaldocurimatau.com.br

Comentários