Picuí- PB : MUNICÍPIO RICO EM BENS MINERAIS


   No município de Picuí, assim como em toda Província Pegmatítica do Seridó. O setor mineral merece destaque, a atividade mineradora, é a grande vocação da região e constituir alternativa de trabalho regional  desempenhando importante papel na fixação da população na área durante a seca, consistindo em grande forma de representatividade econômica na renda regional. , a região apresenta grandes   ocorrências  de pegmatitos ricos em minerais industriais como quartzo, feldspato, caulim e mica, além de minerais metálicos como a tantalita-columbita (fontes de tântalo e nióbio), e gemas como água marinha e turmalina. Durante a Segunda Guerra Mundial, forneceu inúmeras toneladas de Berilo, Tântalo, Nióbio e Tungstênio para o fabrico de equipamentos bélicos.


Nesta região, segundo a CDRM, a relevância da produção mineral se prende ao aspecto social, além do econômico. “A atividade é da pequena mineração, intensiva em mão de obra e carente de recursos”. Sob o aspecto econômico, os citados minerais não metálicos produzidos têm seus principais usos como insumos em vários ramos industriais, como, por exemplo, na indústria do vidro, da cerâmica branca, do papel e da borracha A mica é usada como isolante elétrico, e o Feldspato utilizado na indústria cerâmica.

    "É preciso agregar valor a esses bens minerais  e conscientizar os trabalhadores a se organizarem em cooperativas para que haja  o fortalecimento do setor mineral na região,  gerando renda para  o pequeno minerador e proporcionado -lhes melhores condições de trabalho e garantindo que os recursos sejam bem distribuídos." Avalia o Pesquisador e Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho.

Comentários