Garimpo Bom Futuro, RO, tem quartel da PM incendiado por grupo que tentava furtar cassiterita

Foto: Quartel da PM do Garimpo Bom Futuro foi incendiado (Foto: Whatsapp/Reprodução)

Cerca de 80 pessoas tentavam furtar uma empresa de mineração do local. Após a prisão de três suspeitos, grupo se revoltou e colocou fogo no quartel.


Por Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari



Um grupo de cerca de 80 garimpeiros invadiu e incendiou na noite da última quarta-feira (21) o quartel da Polícia Militar (PM) no Garimpo Bom Futuro, distrito de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A estrutura do local, que era de madeira, ficou completamente destruída após o fogo. De acordo com a PM, o crime ocorreu após três suspeitos serem presos e o restante do grupo se revoltar com a prisão.

Conforme o boletim de ocorrência, a guarnição policial do distrito foi informada através de denúncia anônima por volta das 20h30 que uma empresa de extração de minério havia sido invadida e estavam furtando cassiteritas. Os policiais se deslocaram até a empresa e encontraram cerca de 80 pessoas em posse de pás, picaretas e sacos fazendo a extração ilegal do material.

A equipe formada por três militares deu voz de retirada aos garimpeiros ilegais, os quais se recusaram a sair do local. Devido à desproporcionalidade de efetivo, a guarnição não conseguiu apreender todo o grupo, mas deteve três jovens, sendo um de 18 anos, outro de 20 anos e o último de 23 anos. Após serem detidos, a PM encaminhou os infratores até o quartel policial para que em seguida fossem conduzidos até a delegacia de Ariquemes e registrasse a ocorrência de furto qualificado.


Conforme o registro policial, a detenção dos garimpeiros no quartel gerou comoção na comunidade local, tendo em vista que grande parte dos moradores possuem o hábito de realizar a exploração manual de forma irregular há mais de 20 anos. Desta forma, o grupo de garimpeiros se reuniu e foi até as dependências do quartel policial.

Enquanto a guarnição realizava a condução dos infratores até Ariquemes, os garimpeiros invadiram o quartel e começaram a depredar a unidade policial. Logo em seguida, o grupo ateou fogo na estrutura física e em poucos minutos, o quartel foi destruído pelas chamas, além de uma motoneta que pertence ao sargento policial e outros objetos.

Conforme a PM, ao realizar a condução dos infratores detidos, a guarnição policial recebeu diversas ameaças por parte do grupo de garimpeiros, mas conseguiu encaminhar os três detidos até a Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, para prestarem esclarecimentos ao delegado de plantão. A perícia técnica compareceu no local na manhã desta quinta-feira (22) e o caso será investigado pela Polícia Civil.


G1.globo





Comentários